"Ocupamos o Complexo do Alemão"

"Ocupamos o Complexo do Alemão, apreendemos armas, drogas e muita munição... Agora perambulam por aí marginais sem refúgio ou abrigo, marginais desarmados, sem dinheiro e sem paz".

Parabéns aos guerreiros da Polícia Carioca, parabéns aos bravos integrantes das diversas forças que se uniram para desorganizar o crime e que entrarão para História, quer famosos ou anônimos, por cumprirem o seu mister com garbo e denodo, como dificilmente se vê.

Mas foi só um pequeno passo rumo à pacificação. É preciso que se aprenda com os erros do passado para que não sejam repetidos no futuro.

A situação no Rio, bem como em outras grandes cidades no país, só ganhou esta dimensão por omissão e/ou inoperância do poder público. As comunidades carentes, antes favelas, não conheciam o Estado provedor de saúde, de educação, de saneamento, lazer e outros. Apenas o "Braço Armado" do Estado adentrava nas tais comunidades levando, ao invés de segurança, repressão, medo e morte. Como confiar num ente assim?

Por outro lado, os criminosos, percebendo as lacunas deixadas pela Administração Pública, se organizaram no sentido de assumir funções privativas do Estado tais como: urbanização, iluminação, ações sociais e até segurança. É compreensivo que aquela população tenha se aproximado mais dos delinquentes que do próprio Estado.

É necessário que seja valorizado o trabalho destes nobres guerreiros com a efetiva ocupação das "posições conquistadas" por outros braços além do armado. Construir hospitais, escolas, praças e quadras desportivas, pavimentar ruas, instalar redes de esgoto e iluminação, em fim, dar dignidade a um povo sofrido a fim de que tenham orgulho de bater no peito e dizer: "Eu sou Carioca ( Brasileiro ).

Marcão Bahea
Enviado por Marcão Bahea em 01/12/2010
Reeditado em 22/03/2011
Código do texto: T2647805
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.