O que é o amor?

Acabo de ler o texto “A Teoria do amor”, de Maria Clarissa, falando sobre as definições do amor.

Seria possível definir o amor?

Talvez, mas seriam tantas as definições, que precisariam ser publicadas em uma nova enciclopédia.

Pergunte a um homem apaixonado o que é o amor. Talvez ele responda que é uma faca de dois gumes, onde o lado de cá te faz viver, mas quando menos se espera, pinta o ciúme e o lado de lá te faz sofrer.

Pergunte ao religioso o que é o amor e talvez ele responda que somente Deus é amor, pois nos deu seu próprio filho para morrer por nós.

Pergunte a uma criança e talvez ela te responda que é o sentimento que vem de sua mãe, quando o medo do abandono a invade.

Pergunte ao faminto e talvez ele diga que é o gesto daquele que lhe dá um pedaço de pão, quando as forças já não são capazes de sustentá-lo.

Pergunte ao doente e talvez ele responda que é a paciência da enfermeira a assisti-lo, quando a dor consome todo o seu ser.

Pergunte ao desempregado e talvez ele responda que é o ato de criar uma nova vaga naquela empresa, quando o desespero o faz lembrar da sua família, em volta da mesa vazia.

Pergunte ao pai e talvez ele diga que é o sorriso de seu filho, quando tudo em volta parece já perdido, sem jeito.

Pergunte a natureza e talvez ela diga que é a luta daquele grupo em prol de sua preservação, em meio a tanta destruição.

Pergunte ao sedento e talvez ele responda que é o sabor da água a molhar sua garganta ressecada pela poeira da ingratidão.

Pergunte a um amigo e talvez ele diga que é aquele abraço no momento de dificuldade, quando se sente abandonado.

Pergunte ao intelectual e talvez ele lhe diga uma porção de teorias decoradas, lidas em diversos best sellers.

Pergunte ao analfabeto e talvez ele apenas lhe dê um sorriso, demonstrando seu amor pela vida.

Pergunte a mim e talvez nem lhe responda, pois não saberia quais palavras usar.

Pergunte a você mesmo e me ajude a terminar este texto.

Délcio Mores
Enviado por Délcio Mores em 21/06/2005
Código do texto: T26547
Classificação de conteúdo: seguro