Terremotos. Tsumamis, trombas d’água e enchentes a culpa é sua!

A culpa é sua sim, Exmo. Governante de um país que faz ou fez testes nucleares no fundo do mar.

É sua também Exmo. Governador que estava preocupado com os votos na urna e fez obras que apareciam e não as de contenção ou desassoreamento de rios que não geravam notícia.

É sua também Exmo. Sr. Prefeito que também para não perder votos além de não fazer as obras necessárias de prevenção, deixou que famílias sem recursos se instalassem a beira de morros e outras áreas de risco.

É sua Exmo Sr. Deputado Federal o Estadual pois não cobrou por requerimento e através da imprensa as verbas, atitudes e obras para evitar calamidades e não fez projetos que incentivassem o desenvolvimento de alternativas para se produzir energia que não agredisse o meio ambiente.

É sua Exmo. Sr. Vereador que esteve sempre mais preocupado em fazer indicações, nomeações ao invés de cobrar do executivo municipal atitudes concretas para que essas calamidades não se repetissem ano a ano.

Mas também é sua Sr. Loteador inescrupuloso que para encher ainda mais de dinheiro sua conta bancária, vendeu aos cotados em pequenas parcelas mensais aqueles lotes em áreas que sabia que ficavam inundadas nas chuvas e por isso mesmo as comprou barato.

Mas a culpa também é sua empresário industrial que ainda não adotou uma linha a favor da sustentabilidade em seu negócio seja não agredindo o meio ambiente seja não comprando de quem o faz.

A culpa é sua também recém vítima e desabrigado, que por desejar morar mais perto do centro da cidade ou de forma mais barata constrói sua casa de forma precária a beira de um morro qualquer.

Enfim a culpa é sua seja qual for seu credo, nacionalidade, raça, cargo, profissão ou religião se ainda não separa de forma correta seu lixo doméstico, se joga embalagens quaisquer que sejam pelas ruas, parques, calçadas e praias.

E você pai e mãe de família que não educa seus filhos para viver em um mundo melhor, diminuindo o uso de sacos plásticos, usando a água de forma adequada, não jogando objetos na privada nem pneus e móveis velhos em qualquer lugar só para evitar trabalho.

A culpa também é sua professor e professora, que mesmo sabendo de todos os problemas e agressões que a natureza esta sofrendo, não dedica uns minutos por dia para levar esse conhecimento também a seus alunos.

Enfim a culpa de tudo que esta ocorrendo no mundo é nossa, seres humanos pois somos nós é que estamos com nossas atitudes seja por qual motivo for desestabilizando uma das maiores belezas que Deus nos deixou, a natureza.

São José dos Campos-SP, 13/01/2010