O homem não sobrevive ao homem

Apesar de todos os esforços de todos os governos e organizações presentes na Cop 15 . Conferência da ONU sobre Mudança Climática em Copenhagem. As decisões tomadas foram tímidas,se esperava muito mais.Básicamente foi deixado aos países, fazerem o que bem entenderem .Quem não quiser fazer nada,não o fará.Uma Obrigação Legal não foi aceita, o que se tem são Metas Voluntárias. O Acordo de Copenhagem não tem valor legal e não passa de um documento de duas páginas e meia ou 12 paragrafos.Que para ser feito levou dois anos de preparação e duas semanas de encontro.Além da intenção de criação de um fundo emergencial de US 30bilhões nos próximos tres anos

Os países europeus até que pressionaram , principalmente o presidente da França Nicolas Sarcozi e a chanceler alemã Angela Merkel , o ministro britânico Gordon Brown ,o ministro do meio ambiente Ed Miliband e o ministro da comissão Européia Manuel Durão Barroso.

Porém não conseguiram que todos os países assinassem um pacto . O que resultou num fracasso histórico.

O presidente dos EUA . Barack Obama demonstrou excessiva fragilidade. Vítima da tremenda pressão que o seu primeiro mandato vem enfrentando. E como depende do Congresso Americano para posições mais extremas Limitou-se a dizer que os EUA fará a sua parte. Exigiu transparência e, mitigação e financiamento para um programa de redução e controle de emissões: Será que isto também foi um mera desculpa por nunca ratificarem o Protocolo de Quioto.

Os países em desenvolvimento como a China e Indía seriam peças chaves num Acordo Global. Mas praticamente boicotaram a conferencia e não se comprometeram com metas de corte de 50% na emissões de CO2 em 2050.

E até que o nosso presidente Lula esteve bem , discursando com muita diligência. Afinal a comitiva brasileira era enorme e se revelou um verdadeiro palanque para as próximas eleições. Com o governador Jose Serra, A ministra da casa civil Dilma Rosussef , Carlos Minc o ministro do meio ambiente, a Marina Silva. Além de cientistas, ativistas ambientais, empresários e uma multidão de jornalistas.

O resultado final foi que o problema da mudança climática é de extrema importância para o mundo. Ninguém mais tem dúvida das seríssimas e desastrosas consequências do que vai e esta acontecendo.

Teremos de conviver por varias décadas se formos otimistas ou talvez sendo um pouco pessimista com mais um século com o aquecimento global .

As consequências serão a elevação da temperatura mundial, derretimento das geleiras, mudanças do comportamento das tempestades, periodos de secas prolongadas.

Tudo isto além do aumento da poluição, do aumento populacional nos paises pobres e em desenvolvimento , do adensamento populacional das metrópoles e do desmatamento incontrolado.

Esperaremos agora o que será discutido no México na COP 16

21/12/2009

carlos assis
Enviado por carlos assis em 14/01/2011
Reeditado em 14/01/2011
Código do texto: T2729483
Classificação de conteúdo: seguro