Altruismo

A redação da segunda fase da Fuvest, vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), não surpreendeu e teve, mais uma vez, um tema filosófico. Desta vez, os candidatos deviam escrever a partir do enunciado: "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?"

Burle Marx é dado como exemplo

Os textos de apoio lembrava um gesto do paisagista Burle Marx que plantou no aterro do Flamengo palmeiras que só iriam florescer uma única vez em cerca de 50 anos. Em uma entrevista, ele explica que teve a oportunidade de ver a florada porque alguém a plantou e que faria o mesmo pelas gerações futuras.

Alguém disse que seria loucura dele já que ele tinha em torno de 50 anos quando plantava e assim seria quase impossível vê-lo florir.

Essa planta depois de florescer deixa suas sementes expostas e morre rapidamente.

As palmeiras do aterro da Flamengo floriram em 2009, 15 anos após a morte de Burle Marx.

Se ele deixasse de plantar por motivo desanimador ao ouvir os comentários que o desanimava, ele não veria o próprio milagre de que ele mesmo viveu mais do que se esperava, e ainda viu o que mais almejava, florir àquela que foi plantada por suas mãos...

******************CIDA MOURA***************

CIDA MOURA
Enviado por CIDA MOURA em 21/01/2011
Código do texto: T2742166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.