PÊRA E TANGERINI

PARA ONDE VAIS, SEU PÊRA?

Nelson Tangerini

Portugal, Abril / Maio de 2002.

Depois de ter passado alguns dias em Lisboa, eis que viajo para o Porto, na companhia do escritor português Edgar Rodrigues.

Estava, enfim, na terra de meu querido tio Manuel Pêra, casado com minha tia Dinorah Marzullo, irmã de minha mãe.

Manuel Pêra era pai de Marília e Sandra Pêra. Volta e meia a imprensa compromete minha tia, dizendo que Marília e Sandra eram filhas de Abel Pêra, irmão de Manuel. Abel, igualmente ator de teatro e cinema, foi também radialista e humorista. Mas não deixou descendentes.

No dia 20 de maio de 2002, após chegar ao Porto, foi dar um giro pela cidade. Caminhei “ao pé” do Douro e fotografei a casa onde nasceu e morou o poeta luso-brasileiro [e Inconfidente] Tomás António Gonzaga, autor de Cartas Chilenas e Marília de Dirceu.

Maravilhado com a cidade, com seus barcos, seu velho casario, com ponte de ferro que liga o Porto a Vila Nova de Gaia [sobre o Rio Douro], esqueci-me completamente do jantar com meu amigo escritor numa cantina localizada numa ruela do centro.

Um português, ao me ver fotografando, parou e interpelou-me no meio do caminho. Perguntou-me de onde eu era, o que fazia. Disse que era brasileiro e que visitava Portugal pela primeira vez. Quis demonstrar erudição e fiquei ali a falar de Camões, Eça, Pessoa, Florbela, Sofia e Alexandre O´Neill [que conheci]. Parei para falar com ele e ficamos ali alguns minutos a falar de nossas terras, de nossos escritores, de nossos artistas, de política e dos problemas de nossos países. Falei-lhe que era sobrinho do ator português Manuel Pêra, um dos maiores atores do teatro brasileiro. Orgulhoso, o jovem português sabia, perfeitamente, que Manuel Soares Pêra era natural do Porto.

Admirando a beleza da velha cidade, fui caminhando, até entrar num bar para tomar uma Coca-Cola portuguesa.

A dona do estabelecimento, percebendo o meu sotaque, perguntou-me se eu era brasileiro e o que fazia no Brasil - e em Portugal. Parei ali e fiquei alguns minutos a falar de minha vida, de minha família e do Brasil.

- Engraçado, um dia desses apareceu aqui uma senhora brasileira. Parou também aqui para beber uma Coca-Cola. Esqueci seu nome. Sei apenas que ela é uma atriz e que o pai dela nasceu no Porto. Vi-a algumas vezes na televisão, nas novelas brasileiras.

Perguntei-lhe:

- Marília Pêra?

- Sim, Marília Pêra.

- Sou primo dela. E Manuel Pêra era meu tio. Ele era casado com minha tia,

Dinorah, irmã de minha mãe, Dinah. Somos uma família com o teatro no sangue.

A dona do bar, “ao pé do Douro”, ficou impressionada com coincidência – e eu também – e, de uma hora para outra, passei a ser chamado de Seu Pêra. Por onde andasse, por onde passasse, onde eu entrasse, as pessoas me chamavam de Seu Pêra. Os motoristas de táxi só me chamavam de Seu Pêra:

Para onde vais, Seu Pêra?

Voltei para o hotel e não encontrei meu amigo [creio que com 82 anos na época], que já havia ido para a cantina, onde me esperava furioso da vida, para dizer-me poucas e boas. Tentei explicar-lhe o ocorrido, mas ele, cabeça dura, não me entendia. Jamais me entendeu. No hotel Pão de Açúcar, ainda me disse um monte de desaforos. E brigamos feio – para sempre.

No dia, seguinte, 21 de maio de 2002, faria 47 anos. E no dia 22 voltaria ao Brasil com o meu coração apaixonado por Portugal e minha mala cheia de livros de escritores portugueses.

Nelson Tangerini, 55 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor, fotógrafo, memorialista e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, da ALB, Academia de Letras do Brasil, e da UBE, União Brasileira de Escritores [ www.ube.org.br ].

nmtangerini@hotmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 12/02/2011
Código do texto: T2787390