AS EMOÇÕES DE ESTIMAÇÃO

(Psicologia e Espiritualidade)

Antoni BigCuore*

Muitas pessoas têm o habito de colecionar coisas, objetos, como hobby, como distração. Uns colecionam figurinhas de futebol, outros medalhas, outros selos, outros mais cheios da bufunfa, carros antigos etc.etc.

As emoções e sentimentos são gerados pelo nosso pensamento. Isto é um truísmo dentro da psicologia moderna, mais especificamente dentro da Neurociência. O pensamento é o grande GERADOR de emoções, tanto positivas quanto negativas.

A mídia, infelizmente, no mundo inteiro destaca sempre o fato negativo. Um dia contei num grande jornal de São Paulo, 75% das noticias eram de cunho negativo!!! Pasmem, 75%!!!

Toda esta “carga negativa” vai silenciosamente se alojando no subconsciente da pessoa e ela nem percebe!. É mais do que provado que todas as impressões, mesmo em nossa vida intra-uterina, ficam registrados em nossa mente subconsciente.

Conseqüências: dores de cabeça, mal estar, dor de estomago etc.etc. ah...depressão! isto mesmo, até depressão!

Como mudar este quadro? Em minha modesta opinião, é imperativo uma gama de instrumentos, sendo o mais importante: a VONTADE, o QUERER, mudar tudo isto! Para que? Para ser feliz! Para ter saúde e paz de espírito! É uma questão de HÁBITO!

É difícil, dirão muitos! Sim, é difícil, mas não impossível! Jesus disse: PARA DEUS NADA É IMPOSSIVEL!!!

Pode reparar que nós temos as nossas coleções de emoções negativas! Lá guardadinhas em nossa mente subconsciente!. E a todo instante, consciente ou inconscientemente, estamos fazendo uso delas.

Que tal, jogá-las na lata do lixo mental? Vamos relegá-las ao esquecimento! E que tal, colocar em seu lugar, uma COLEÇÃO DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS POSITIVOS?!

O mecanismo mental é o mesmo!. Então, porque não usarmos a inteligência que Deus nos deu, em nosso próprio beneficio e dos “outros” ?

Vamos colecionar: AMOR, paz, alegria, saúde, serenidade, equilíbrio, harmonia, prosperidade, tranqüilidade, paz de espírito, solidariedade, visitas a doentes nos asilos e hospitais, creches, casas de repouso, etc.

Isto é um grande desafio!. Mas, aí que está a grande motivação dos VENCEDORES! Basta começar mudando pequenos hábitos cotidianos: fale mais devagar, respire fundo, ouvir mais as pessoas do que falar, interessar-se pelos problemas do outro, ser solidário no trabalho e na comunidade, ser cordial, paciente, bondoso e bem humorado!

Não querer dar a última palavra, quando solicitado. Ser honesto, prudente e autêntico!. O mestre Jesus, nos diz, “AMAI A DEUS SOBRE TODOS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. NISTO RESUME A LEI E OS PROFETAS”.

Nascemos para vencer! Para isto, viemos ao mundo com uma missão específica. À luz da palavra de Deus, devemos procurar descobrir qual missão é esta e qual a maneira mais conveniente de cumpri-la. Para isto, devemos contar sempre com a LUZ DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS!.

Que tal começarmos, hoje, a ser grandes colecionadores de EMOÇÕES POSITIVAS?

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore( texto inspirado em sp.sp, 14.02.2011, 2a feira, às 9,13 hras.)