HOMENAGEANDO MULHERES

HOMENAGEANDO MULHERES

Nasci no interior do Rio Grande amado. Menino bronco desconhecia, nem podia ser diferente, essa consagração internacional à mulher. Cuido que nem sequer minha mãe, ao dar à luz à caçulinha da família, tivera conhecimento dela. É compreensível, pois, notícia “fresca”, era artigo de luxo na época, naqueles ermos. Porém esse desconhecimento não impediu que nascesse minha irmã, que reside aqui em Chapecó, justamente nesse dia bendito. Homenagem, pois, seja feita à Maria de Lourdes (Martini) dos Santos, minha querida irmã, com muito orgulho, pelo seu aniversário e pelo seu dia que hoje transcorre. Parabéns, com o beijo fraterno, de rosa verme na mão, que sempre lhe ofereço, deste irmão, que te adora pelo que és, junto com os mimos dos filhos e filhas, noras, genros, netos e netas.

Homenagem seja dada às demais mulheres da minha família, duas filhas, três netas e noras, que preenchem minha vida com laços de afeto. Para elas meus mais efusivos cumprimentos pelo dia de hoje, que é delas.

Com doces beijos, agradeço a Deus por vocês existirem.

E agora! Que direi às mulheres do Recanto das Letras? Às doces, formosas, joviais, sensíveis, rutilantes, amigas; às, como diria um poeta lírico romântico, fadas madrinhas, poetisas, alminhas bondosas, adoráveis coelhinhas, que já são minha família e coabitam estas paginas da literatura hodierna e moram no meu coração? Às sensíveis e doces mulheres que enfunam de gáudio o peito de quantos lêem seus mágicos versos? Farei o seguinte: de braços abertos, num simbolismo do abraço respeitoso a todas as colegas do recanto, com milhões de rosas vermelhas para enfeitar o cabelo de cada uma delas, abraço, com o respeito devido, a amiga e colega poetisa e cronista, Eliane Auer, que, entre outras, fez-me sentir um nó na garganta, ao oportunizar-me, esta noite, a leitura da sua cônica linda, linda, linda, sob o título FADA.

Por mais palavras mágicas que um vate gastasse em seu repertório, nenhuma teria o poder de atingir a alma feminina como as que pronunciamos, nós homens, com todo o respeito... OBRIGADO POR EXISTIREM. Que Deus as abençoe nesse dia só dedicado a vocês mulheres.

Afonso Martini

080311

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 06/03/2011
Reeditado em 07/03/2011
Código do texto: T2832626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.