Rir e Sorrir!!

Eu gosto de sorrir. Aliás, dizer que gosto, é pouco, diante da tamanha satisfação que sinto em sorrir.

Me habituei a andar pelas ruas sorrindo. Por gostar tanto, e por acreditar no imenso bem que faz receber um sorriso sincero e afetuoso, sorrio e cumprimento todos os que passam por mim. Naturalmente. E sinceramente!

Algumas pessoas retribuem, outras demonstram surpresa, e outras, fazem de conta que não viram, nem ouviram meu cumprimento. Tudo bem, não espero retribuição, mas acredito que receber e dar um sorriso, sempre faz bem. Por acreditar de verdade nisso, e pelo desejo sincero que tenho de ver o maior número de pessoas possível feliz, não mudo. E continuo sorrindo! E gostando muito disso!

Desde bem pequena, adquiri este gostar. E gosto igualmente do sorriso das pessoas. Sou tão fã de sorrisos, que, após muitos anos observando esta maneira de expressar das pessoas, desenvolvi uma percepção bem aguçada para constatar que existem muitas variedades de sorrisos.

O que mais gosto, e que realmente me deixa numa alegria danada, é o sorriso verdadeiro. Aquele que não é expressado apenas com os lábios, e com os dentes à mostra. Este é bem mais abrangente. Pode ser percebido na face inteira, é tão limpo, que chega a brilhar. Irradia de maneira tão forte, que contagia todos que estão por perto e o veem. Demonstra bem querer! Respeito, admiração! Desperta real bem estar, tanto em quem dá o sorriso, quanto em quem recebe.

Infelizmente, existem outros que apesar de serem igualmente expressados com os lábios e os dentes, não são nada agradáveis. Muito ao contrário, são horríveis de se ver, e quando direcionados para um de nós, fazem um mal imenso!

Alguns desta categoria são de sarcasmo. Aparecem para debocharem de alguém. Na maioria das vezes, são causados pela inveja. É comum, algumas pessoas debocharem de alguém que admiram, por ter alguma característica que gostariam de ter. Coisas de ser humano!?

Tem aquele sorriso cínico, de alguém que planeja alguma vingança. Um horror de feio! Na verdade, apesar de ser demonstrado com os dentes a mostra, nem deveria ser caracterizado como sorriso, mas sim careta. E bem feia!

Existe diferença também nos sorrisos da vitória. Quem sorri pela vitória honesta, aquela resultante do esforço e do mérito próprio, é fantástico. Lindo! Demonstra alegria, satisfação! Sensação de dever cumprido, de esforço válido e reconhecido.

Por outro lado, aquele sorriso pela vitória conseguida através de muitas artimanhas desonestas, é pequeno, por isso, pode ser chamado de sorrisinho. É pequeno, em todos os sentidos. Pode até aparecer largo, mas não deixa de ser bem pequeno.

Existem pessoas que não sabem sorrir. Ou que se sabem, inibem bastante este saber. Quando conseguem se permitir, o máximo que conseguem, é um sorriso disfarçado, quase invisível. Algumas pessoas, parece que sentem vergonha de sorrirem. Se habituam a esconder os lábios, quando, por algum acaso, não conseguem se conter, e deixam escapar uma demonstração de alegria, de contentamento. E o sorriso aparece nos seus lábios!!

Eu acredito que estamos precisando urgentemente de rir e sorrir mais! Faz bem para o nosso corpo, nossa alma, e para o mundo!!!De verdade e com sinceridade!!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 26/03/2011
Código do texto: T2872671
Classificação de conteúdo: seguro