ILUSÃO OU REALIDADE ?

ILUSÃO OU REALIDADE ?

É uma ilusão óbvia pensar que a vida ocorrerá às mil maravilhas. A realidade é que, durante nossa caminhada, iremos nos deparar com vários obstáculos, várias pessoas desagradáveis nos dizendo coisas tolas e dolorosas, várias situações complicadas nos mais diversos lugares, sem contar o desafio contínuo de corrigir nossos próprios erros e imperfeições...

Diante disso é que reside o grande desafio de "saber" viver. Alguns se revoltam e desistem diante dos menores obstáculos, por vezes, tornando-se agressivos. Outros simplesmente preferem fugir da realidade. E não nos cabe julgar ninguém, ainda que possamos observar tudo. Mas a vida, em geral, está muito longe de ser perfeita, inclusive porque todos nós somos imperfeitos. E isso é claro, humanamente óbvio, ainda que nem tanto "leve" como gostaríamos.

O que costumamos fazer, muitas vezes, é exigir demais dos outros e oferecer pouquíssimo de nós mesmos. Por exemplo, temos o hábito de esperar a "pessoa perfeita" que merecerá nosso "amor" e "afeto", mas será que nós mesmos somos este mar de perfeição e de tolerância ?

Dificilmente conseguimos nos colocar no lugar "do outro". Não é isso que o mundo nos transmite desde crianças. Vivemos em um mundo que promove o egoísmo e o individualismo extremos, mesmo de modo implícito, é um mundo que nos acostuma a olhar primeiro as nossas expectativas consumistas e, depois, o próximo (isto é, quando se olha o próximo). É um mundo que transforma pessoas em "objetos", oferecendo a falsa propaganda de mais valor nos bens materiais do que na própria existência humana. O resultado disso já sabemos: brigas, violência, rupturas familiares, relacionamentos descartáveis, preconceitos doentios, sensações de vazio, desencontros etc etc etc.

É muito mais fácil iludir-se, acreditando merecer qualquer prêmio de benevolência da vida ou qualquer presente de mão beijada, do que enfrentar a realidade como ela é, tentando melhorar ou batalhando pela realização de sonhos. Tudo o que é ganho com muita facilidade tende a ir-se, também, com muita facilidade.

Não há apenas um caminho para a sabedoria e para a felicidade, amigos, a sabedoria é o próprio caminho. Sem prudência, não chegaremos a lugar algum. Como dizia Fernando Pessoa, em uma metáfora poética, se não nos modificarmos, se não trocarmos as roupas que já se apegaram às nossas formas, se não nos desafiarmos positivamente, ficaremos sempre à margem de nós mesmos.

---