Os Segredos da Solidão

Os Segredos da Solidão (crônica)

Vesti me já desanimada, para ir a uma churrascaria, jantar com uma amiga.Desanimada, porque já sabia,por experiência,o que ia falar.

O seu costumeiro,pois Bibi era uma mulher solitária,aposentada,vivia só,por opção,não havia encontrado a paixão ainda sob a forma de um homem adequado a sua posição econômica e social.

Sentamos e eu já estava esperando pela ladainha de sempre,quando Bibi falou:-Sabe,Mariana?Acho que descobri o segredo que tantas vezes me falastes para driblar aquele meu constante queixume e mau humor,com qual amargo nossos jantares.

Acordei hoje disposta a mudar,a me tratar bem, e fui para uma Academia onde fiz ginástica por uma hora.Cheguei em casa com um cansaço agradável e toda suada.Tomei um banho de chuveiro e relaxei um pouco.Depois, arrumei o que tem para arrumar em meu pequeno apartamento.

Fui para o computador então,trocar mensagens com meus amigos de blog.Fiz meu almoço em uma grelhadeira que tenho,uma chuleta de porco que deixei a assar, e me encaminhei para a sala onde escutei música até o almoço ficar pronto.Após a refeição,li um livro de poesias e crônicas e me decidi a escrever uma crônica.Fi -lo feliz ,me sentindo bem, e meu escrito ficou muito bom,até o trouxe para leres e dar tua opinião,já que és jornalista.

Coloquei meu E Mail em dia e voltei à sala onde,novamente, com uma música bem baixinho, pus me a ler e pensar em outras idéias para escrever…Poesia,talvez, e estudei um pouco os livros de veterinária do meu passado antes de me aposentar.

Decidi ,também ,me atualizar na minha profissão, embora tenha trabalhado muitíssimo nela,mas sempre é bom ver o que há de novo,como clonar animais,por exemplo.

Foi um dia perfeito, fiz ginástica,arrumei a casa,li,ouvi música,estudei, escrevi ,me senti cheia de felicidade, e a solidão não me bateu,aquela solidão Triste que eu, usualmente, te falo.

Senti me produtiva e até dei graças a Deus por não ter companhia como um homem ou mulher, que me cobrasse coisas,que me criticasse por eu estar desmazelada,de pijamas dentro de casa e chinelos…Enfim, descobri o segredo da alegria em viver só!

Não vês que estou diferente ?Arrumei me toda para vir jantar contigo ,ah, e me ri muito ,também,das piadas que vi pelo google na internet!

Desculpa me tudo que te fiz passar contando da vida miserável que eu passava,me dei conta que miserável era eu comigo,isto hoje percebi...Estou mudada e vou perseverar neste estado de espírito e vida.

Por estas horas,imaginem vocês eu já estava aliviada e alegre com minha amiga ,disposta a conversar com ela, e falamos ,falamos, sobre diversos assuntos, da política à moda.

Saí do restaurante como se um fardo me fosse tirado das costas, ao perceber que Bibi tinha descoberto os segredos da Solidão Produtiva e que reside dentro de nós, e não nos outros ou em uma companhia sempre.

Fui para minha casa usufruir da minha própria solidão , e me senti de novo neste dia alegre, pois minha amiga havia revolucionado sua vida e descoberto os segredos para driblar a solidão doentia...

Suzana da Cunha Heemann
Enviado por Suzana da Cunha Heemann em 26/04/2011
Reeditado em 27/04/2011
Código do texto: T2932504
Classificação de conteúdo: seguro