Eutanásia - O direito de morrer com dignidade

Estava lendo o jornal um dia desses, no qual o jornalista falava sobre a discussão sobre a eutanásia.

E me peguei a pensar: Ate aonde vai o nosso direito de manipular a vida? Ate aonde os médicos podem ir? Ate aonde a medicina pode ir? Ate aonde à vontade do paciente e da família vale?

São essas as perguntas que me veio á cabeça.

Eu sei que de certa forma todos nos queremos o bem de nossos familiares, que estão com enfermidades graves, não queremos vê-los sofrer em leitos de hospitais.

E o que é eutanásia? Eutanásia é o “direito” de escolha de se encerrar a vida de um paciente em estagio terminal.

Será que está certo manipularmos a vida, insistindo em manter alguém vivo que já está quase morto.

Pois não pode se considerar viva, uma pessoa que respira, come e vive graças a um aparelho e às vezes ate os próprios médicos não nos dão esperanças de recuperação.

Os médicos utilizam todos os tipos de recursos da medicina, e sempre estão colocando a família a par do verdadeiro quadro do paciente.

A medicina já nos provou que pode muita coisa, mais a única coisa que a medicina não consegue reverter é a morte. E ate aonde podemos ir à decisão de manter a vida a todo custo?

A família vive um dilema entre encerrar a vida de um ente querido e acabar com um sofrimento ou mantê-lo numa sobrevida ate o seu corpo não agüentar. Mas ninguém mais que o paciente, sabe o que é melhor pra ele, pois ele mais que ninguém sabe o que ele esta passando e sentindo.

Se o direito da vida é imprescindível, o direito de morrer com dignidade, e no caso de doença terminal, deveria ser aceito, pela família, quando o paciente ainda estiver ciente dos seus atos e assim decidir , ou quando a família tiver de optar, e sempre pensar nele,no paciente, e não no sentimentos que eles,a família vai sentir, quando o paciente estiver em estado de sobrevida.

Cabe á nos da sociedade lutar pelo direito dos doentes terminais, que estão vivendo uma sobrevida em hospitais no mundo, de colocar um ponto final nesta discussão e aceitar que eles possam colocar um ponto final nas suas vidas.

Podíamos dar a eles o direito de morrer com dignidade e acabar de vez com a dor e sofrimento deles.Cabe a cada um de nos lutarmos pro eles.