Empetrecido

Tempo quente, nevoa de poluição por toda parte, sol indefinido. Pessoas andando freneticamente de um lado para outro. Cidade super populosa. Mulher de 35 anos, dentro de um banheiro, se olha no espelho embaçado. Ao tocar sua pele sente estar dura , feito a de um elefante. Não aceita sua condição e lembra-se da sua pele saudável e aveludada de vinte anos atrás. Da infância e adolescência no interior, com animais e flores em abundância, família e comida saudáveis, de quando ela corria pelo campo até a casa da avó para saborear o bolo mármore das quartas-feiras...

Um som estridente chama sua atenção. Poe nos olhos o protetor, uma espécie de óculos que permite ver as coisas e pessoas com mais nitidez e que da um bem estar como se o cérebro estivesse sendo estimulado,

Na rua vê algumas pessoas com a pele perfeitamente normal. Aproxima-se de um jovem de aparência saudável para saber por que ele não fora afetado na pele.

O jovem percebendo seu interesse conta que ele era empedrecido e ficou curado quando tocou o coração. Ela não entendeu, pede a ele mais explicação. Eles vêem um grupo de “mantenedores da paz” e o jovem foge.

Os mantenedores são cascudos, usam uns óculos diferentes. Percebe-se neles uma repulsa pelos naturais – pessoas de pele macia – como se a pessoa deles os repelissem.

Jovens se tornam mantenedores para se sentirem com poder e importantes. Os empedrecidos pertenciam a duas correntes: os que desejavam ser cascudos e os que buscavam ser naturais.

Ninguém sabe quando começou o empedrecimento. Fala a tradição que o homem vendeu sua maciez em troca de vida longa.

O desejo de longevidade vai tornando a pele dura. O conhecimento da sabedoria mantém a maciez,

A mulher procura falar com outros suaves até que encontra o jovem e agora conversam. Ele a leva ate o homem que transforma o coração.

Algumas pessoas estão chegando a esse homem e todas são atendidas individualmente sem espera. São levadas a meter a mão no seu próprio peito, retirar o coração de pedra, entregá-lo para que ele o lave em seu sangue que brota de seu corpo especial. Ao fazer isso, o coração sai limpo e macio. Devolvido a pessoa o recoloca no peito vazio e todo o corpo volta ao normal de anos atrás.

O preço para essa troca é a beleza, liberdade e perseguição.

Os empedrecidos vão ficando cada vez mais pétreos e menos ágeis. Acabam seus desejados longos anos num mundo escuro, sem movimento, ao arder do sol. Já os suaves seguem o caminho que os guiara a um lugar de rara beleza. Ele existe na imaginação, na esperança e na fé que os permitem chegar lá.

O homem que limpa os corações sempre esta por perto. Ninguém questiona como é possível ele estar em todos os lugares ao mesmo tempo, satisfazendo os anseios dos corações que o procura. É uma questão de livre arbítrio e fé.

A mulher aceita e muda, nunca mais será igual ao que era antes, é uma nova criatura. Será perseguida porque não poderá mais ficar muda.