O TESOURO DOS TOLOS

O dinheiro compra uma opinião e pode fazer com o que muitas outras sejam caladas. O dinheiro pode garantir-nos companhia para o resto da vida e mesmo muito prazer.

Quem tem dinheiro cerca-se de muitos vassalos, homens e mulheres que não fazem outra coisa senão bajular e nutrir uma inveja frequentemente bem dissimulada. Em suma, eis aí o poder sedutor do dinheiro e por isso há quem diga que este é uma invenção do diabo. Mas não, o valor monetário é criação dos homens egoístas que quando estão a cuidar dos interesses dos outros é em verdade para os seus próprios interesses que estão labutando. Assim o dinheiro compra quase tudo nesse mundo.

Todavia, o homem parece esquecer-se de bom grado que as coisas que realmente importam na vida o dinheiro não pode comprar.

Não há moeda ou ouro que cheguem para um amor e uma afeição verdadeira e uma amizade sincera. Tais sentimentos não podem ser comprados, só podem ser conquistados.

Se eu fosse professor ensinaria aos meus alunos que o dinheiro deve ser usado apenas para comprar bens de consumo, com parcimônia e sabedoria. E em nenhuma hipótese utilizado para comprar pessoas, porque cedo ou tarde esse mal se volta contra nós.

O dinheiro quando bem empregado pode alavancar o progresso das sociedades, mal empregado porém, levar-nos-á à ruína física, psíquica e moral.

Pense em quantas pessoas que são felizes sem possuírem somas vultosas de dinheiro.

Pense em quantas outras que acabam se tornando reféns da sua própria fortuna, e que perdem noites de sono por imaginarem que estão sendo vítimas de roubo.

Medite sobre a máxima espiritual “A quem muito é dado muito será pedido.”

Não esbanje nem despreze o dinheiro, ao contrário, use-o com sabedoria, mas convença-se de que o ouro é o tesouro do tolo enquanto que o amor é a riqueza dos bem-aventurados.