JEITO DE MINAS

É extensa a lista dos filhos de Minas Gerais que se destacaram _ tornando-se assim famosos _ em diversas áreas do meio cultural, político, esportivo etc. Como exemplos cito Chico Xavier, Juscelino Kubitschek, Carlos Drummond de Andrade, Pelé e mais recentemente a talentosa mineirinha Paula Fernandes de quem me tornei fã mesmo não gostando do gênero sertanejo pop em geral.

Todavia, famosos ou anônimos, o mineiro tem um jeitinho muito próprio de ser.

Reservado e por vezes até um tanto retraído e desconfiado, o mineiro não gosta mesmo de contar vantagem de si, preferindo a ação ao invés do falatório.

O sujeito adora viver sossegadinho no seu cantinho, mas apesar disso é também hospitaleiro e afetuoso.

O filho de Minas gosta de fartura à mesa e parece jamais enjoar de pão de queijo. Na cozinha o mineiro bota capricho e tempero.

Dependendo da região do estado, nosso bom mineiro pode ter uma fala onde o R das palavras é arrastado, pode ter um sotaque e prosa caipira e como acontece em qualquer outro estado, nas Minas Gerais tem o tipo culto, letrado. Tem de tudo nessa terra abençoada onde até o ouro fora abundante.

Contudo, os mineiros não descem para as praias nos feriados como fazem os paulistas porque em Minas o mar não passa. Tudo bem, pois se o mar não vai à Minas, os mineiros podem cruzar o estado e irem ao mar.

O mineiro é em suma um brasileiro e não obstante teima em ter o jeito de Minas.

1) Apesar de hoje viver em Ribeirão Preto, nasci em Passos no interior de Minas Gerais.