Mais uma vítima de enfermagem, desta vez no Ceará, onde uma técnica de enfermagem administrou glicerina intravenosa ao invés do soro.
 
Não podemos errar!
 
Sim, isto mesmo: NÃO PODEMOS ERRAR porque o nosso erro implica na morte de alguém. Alguns profissionais até podem errar porque os seus erros podem ser corrigidos sem levar alguém à sepultura. Mas NÓS ENFERMEIROS ,NÃO PODEMOS E NEM DEVEMOS ERRAR.
 
"Ah!, mas ela estava cansada porque deu plantão e dobrou serviço;  porque arrumaram a medicação junto com outros produtos;  porque isto e porque aquilo...e os argumentos se somam na vã tentativa de justificar o erro que NÃO DEVERIA TER OCORRIDO."
 
Se buscássemos lembrar que não podemos JAMAIS nos esquecer da regra dos CINCO CERTOS, estas coisas não aconteceriam.
 
Relembrando-os:
 
1- A medicação CERTA
2- A dose CERTA
3- A via de administração CERTA
4- O paciente CERTO
5- O horário CERTO.
 
Dá para errar se nós não esquecermos desta regrinha quando formos administrar medicações?!
 
E tem mais...
 
Nós aprendemos que ao pegarmos a medicação para ser administrada devemos LER o seu rótulo para ver se é realmente a medicação CERTA e verificar o prazo de validade.
 
Alguém pode dizer: Era uma situação de emergência!...
 
Sim! Existem as situações de emergência.
Eu mesma trabalhei no Pronto Socorro durante muitos anos e bem sei que estas situações existem, mas existem também os nossos deveres dentre os quais um, específico ao caso:
SUPERVISIONARMOS O NOSSO SETOR E ISTO INCLUI AS MEDICAÇÕES EM USO DIÁRIO, ALÉM DOS EQUIPAMENTOS E TUDO QUE IMPLICA NA SEGURANÇA DO DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS QUE ALI ATUAM.
Quantos de nós fazemos isto?!
 
Quantos de nós chegamos mais cedo a fim de verificarmos se tudo está adequadamente posicionado e em funcionamento a fim de evitar-se o corre-corre de baratas tontas quando surge uma emergência e se necessita disto ou daquilo para o atendimento?
 
Em se tratando de medicações devemos, SEMPRE, verificar prazos de validade, retirar  as que estão com prazo vencido ;verificar rótulos, alocando-as corretamente  a fim de que não se misturem e não venhamos a administrar uma ao invés de outra apenas porque estava em local errado e a apresentação era parecida; observar possíveis sinais de deterioração mesmo com prazo a vencer, enfim, somos nós quem devemos fazer isto sem esperarmos pelo outro.
 
NÓS aqui, é aquele que É RESPONSÁVEL!
 
Vamos jogar no lixo a cantinela: "SÓ EU ARRUMO"...
 
Sim! só você arruma, e daí? Lhe dói ser responsável e impedir que a tragédia se instale ou lhe proporciona bem estar e paz de espírito?
 
Não nos nivelemos por quem não faz, exemplifiquemos e fiquemos com a nossa consciência tranquila pelo dever cumprido.

É PRECISO LEVAR A SÉRIO O NOSSO DESEMPENHO POIS ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS.
 
bjs,soninha
 
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 23/07/2011
Reeditado em 23/07/2011
Código do texto: T3113012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.