Jataí dos nossos sonhos

Em outra oportunidade,quando fazia alusão à política praticada em Jataí e comentava sobre o desaparecimento do líder político Serafim de Carvalho, ocorrido no dia 26 de agosto de 1.973, dizia eu que para sair da orfandade em que se encontrava com a morte precoce do líder maior, Jatai precisava urgentemente de alguém , com as características do Doutor Serafim , para nortear o destino político dessa região, colocando-a no contexto que merece”. Antes porém, no mesmo texto, eu afirmara que desde criança acompanhava , encantado a política praticada nessa cidade e “minha admiração se prende ao fato de achar que desde os primórdios meus conterrâneos já dominavam a ciência de se fazer a boa política, como ficou demonstrado , ainda no tempo da província, quando era ainda uma freguesia e, que, pelo esforço único de seus habitantes, fora elevada à Villa de Jatahy no longínquo ano de 1.882, provando, com isso, que já naquela época o embrião político já se manifestava positivamente nas veias dos jataienses.”

Passados 4 anos de meus comentários ao texto acima mencionado, quero acreditar que surgiu alguém com as características que preconizara naquela oportunidade para que Jataí saísse da condição de órfã política e retornasse novamente ao lugar que sempre lhe pertenceu, o de “Princesinha do Sudoeste Goiano”.

Afirmo isso baseado num acontecimento recente, que mereceu e merece todas as manifestações de apóio de todos as pessoas que fazem de Jataí,a união de todos. Refiro-me à recente revitalização do antigo Olho D’agua que foi durante muito tempo o “point” da cidade, numa época que não existia radiodifusão, televisão, jornais e outros tipos de mídia e lá funcionava um Banheiro Público Masculino, cujas pessoas de todas as camadas sociais para lá se dirigiam ainda de madrugadinha visando o agradável banho matinal diário, quando faziam as notícias circularem de boca em boca pela cidade afora. Naquele local ficava-se sabendo de todos os acontecimentos relevantes, como por exemplo, se alguém precisava do tipo tal de sangue; se alguém tinha ido à óbito naquela madrugada, etc. Enfim, foi o local freqüentado por todos nós jataienses durante muitas décadas e que fora totalmente abandonado, e agora, graças a ação eficaz do nosso talentoso jovem prefeito jataiense, Humberto Machado, o referido Olho D’água foi devidamente restaurado, realizando o sonho antigo de nosso povo.

Ao Humberto Machado que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, envio minhas congratulações e reconhecimento eterno por esse grandioso empreendimento de cunho social.

Maurílio Alves Neto

É Jataiense e filiado na Associação Goiana de Imprensa

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 01/08/2011
Reeditado em 01/08/2011
Código do texto: T3133140
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.