Dulce Leal, Eugênio de Sá, Susana Custódio, Malu e Miguel,
Luis da Motta Filipe e este poeta em "O Reitor"


Fazendo as malas
 
                   Edson Gonçalves Ferreira
 
Estou a sair (expressão portuguesa) aonde vim e, no momento, abrindo seus corações para a minha estadia, estou ao lado de Miguel Teixeira da Silva e da poetisa Malubarni.


Malubarni e Miguel Teixeira da Silva, dois amigos queridos demais

E, agora, estou na casa deles cujo aconchego tem um pouco do Brasil (Malu) e um pouco de Portugal (Miguel) confirmando a música Numa casa portuguesa fica bem/Pão e vinho sobre a mesa/E, se alguém, humildemente, bate à porta/Senta-se à mesa com a gente…”



Os poetas Susana Custódio, Edon Gonçalves Ferreira
e Luís da Motta Filipe
 
Acabamos de voltar de Guimarães onde vistamos o Paço dos Duques de Bragança , século XV e, depois, almoçamos num belo restaurante. Agora, gozo do conforto dessa casa amiga aberta pela generosidade dos seus proprietários Miguel e Malu. Sinto-me reconfortado e feliz aqui ao lado deles.



Mário Pavarotti canta no restaurate O Reitor, em Lisboa e homenageia o poeta
Edson Gonçalves Ferreira

 
Amanhã, cedinho, retorno a Lisboa e, então, os poetas Eugénio de Sá e Susana Custódio,  meus anfitriões de Sintra, me apanharão na Estação do Oriente, descendo do comboio Alfa e pernoito num belo hotel em Lisboa, arranjado pelo hoteleiro Tozé, de Celorico da Beira e, dia 05, sexta-feira, retorno ao Brasil. Tozé é apelido de José Baptista, proprietário do Hotel Mira Serra, na Serra da Estrela e, agora, deixei lá um poema que ficará no saguão ao lado do acróstico de Zé Albano. O Tozé vai investir agora no Encontro de Poetas no Mira Serra onde, com alegria e encantamento, você pode se divertir. O bar é lindo também decorado totalmente com instrumentos musicais.


O café com Edson e Angelica Ferreira Garcia Diniz

Durante a minha chegada aqui, numa tarde, os primos cônsules Edson e Angelica Ferreira Garcia Diniz fizeram-nos a delicadeza de nos receber para um café. Lá estivemos: Miguel e Malubarni, Dulce Leal e Luis da Mota Filipe. Agradecemos a gentileza amiga.
 


A cantadeira Isabel Silvestre e o poeta ZÉ Albano ao lado
do quadro que deu para "A mais bela voz serrana"

Durante minha estadia aqui, além de agradecer e bendizer meus anfitriões já declarados, louvo também o poeta Zé Albano que, no Portugal Profundo, me recebeu em sua simpática casa ao lado da esposa Rosinha e onde conheci sua mãe Dona Lourdes, uma simpatia. E, ainda, agradeço a atenção do poeta Joaquim Evônio que, quando cheguei, nos aguardava com deliciosas tertúlias onde fui homenageado pelo poeta Filipe Papança e outros , inclusive, cantei ao lado do músico Mário (Pavarotti).
 


O poeta Edson e sua prima Isabel Silvestre diante do presente
feito para a cantadeira por sua irmã Marisa Ferreira

Não poderia deixar de citar a gentileza da prima cantadeira Isabel Silvestre que, em Manhouce, recebeu a mim e o poeta Zé Albano e, inclusive, enobreceu-me a cantar comigo. Cantou comigo várias músicas como "Assum preto", "Tristeza do Jeca" e "Ave Maria", etc. Sim, ela honrou-me, porque é a cantadeira comendadora mais ilustre de Portugal e,segundo muitos, “A voz serrana mais bela” daqui.



O poeta Joaquim Evônio, o Cavalheiro Gentil da Noite

 
É impossível descrever a viagem toda e postar todos os retratos, mas com o coração de joelhos, agradeço aos amigos Miguel Teixeira da Silva e Malubarni pela acolhida mais que carinhosa e, também, aos poetas Eugénio de Sá (Varanda das Estrelícias) que ilumina as noites de Lisboa e Susana Custódio, anfitriões meus em Lisboa e as gentilezas dos poetas Luís da Motta Filipe, Dulce  Leal, Isabel Silvestre, Tozé  (Hotel Mira Serra), Joaquim Evônio e os queridos poetas e poetisas que compareceram nas tertúlias ou se encontraram conosco em Lisboa, Porto ou no Portugal Profundo ou telefonaram, manifestando carinho.


O poeta Edson Gonçalves Ferreira (uma vista de Lisboa)
 
Sim, conosco, pois o tempo todo estava ciente do carinho do povo português, sempre o meu povo, principalmente agora que sou cidadão português também. Conforme fala a prima Isabel Silvestre: “O menino que retornou à terra de seu avô Manoel Gomes Gonçalves”.
 

Obrigado, gente amada, obrigado!



o poeta Edson em Santiago de Compostela, Espanha
 
Porto,03.08.2011, texto elaborado no computador da grande amiga poetisa Malubarni e ao lado de seu esposo Miguel.

 
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 03/08/2011
Reeditado em 23/08/2011
Código do texto: T3137162
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.