Sem mala para uma viagem

            de Edson Gonçalves Ferreira
         para os poetas portugueses e poetas e poetisas do mundo
         e meus anfitriões em Portugal





O poeta Edson em Manhouce, terra do seu avô materno

É difícil não sentir Portugal em minhas veias e, assim, agora, no Brasil, sinto saudades da terrinha amada onde deixei as minhas raízes ancestrais seja em
Manhouce, terra do vovô Manoel Gomes Gonçalves, ao lado do poeta Zé Albano (meu Lord) ou da prima cantadeira (Isabel Silvestre) ou no Porto (ao lado de Malubarni), terra do meu vovô Joaquim Francisco Ferreira e, também, em Lisboa (ao lado da amiga poetisa Susana Custódio) e, enfim,
da própria terra portuguesa onde muitos amigos poetas e poetisas e gente amiga me acolheu e me acolhe, sempre, com aquele carinho inesquecível.




Os poetas Malubarni, Edson G. Ferreira e Susana Custódio


Cheguei em Lisboa dia 21.07 e figuei no apartamento dos poetas Susana Custódio e Eugênio de Sá e o casal Miguel e Malubarni ficaram na residência do poeta Luís da Mota Filipe. No dia 25.07, fui para o Porto com Malubarni e fiquei hospedado na casa dela e do seu esposo Miguel Teixeira Dias e, no dia 27.07, o Miguel me levou até o restaurante Atlântico e, ali, encontramo-nos com o poeta Zé Albano que me conduziu para a sua casa em Celorico da Beira onde sua esposa Rosinha já me esperava e, ali, circulamos por Viseu, Mangualde, São Pedro do Sul, Manhouce (primos Silvério e a comendadora e cantadeira Isabel Silvestre), Serra da Estrela onde nos encontramos com Tozé, no Hotel Mira Serra que recomendo para todos que forem a Portugal.


O poeta Zé Albano e a prima cantadeira Isabel Silvestre

Ali, no Portugal Profundo, onde as raízes ancestrais do meu avô Manoel Gomes Gonçalves estão, recebi a notícia de que uma inundação  fez com que a mala maior que eu tinha e onde estavam remédios, roupas diversas, chaves da minha casa, etc. ficara em Lisboa. A poetisa Susana Custódio me comunicou que levaria a mala na minha chegada adiada em Lisboa. E, então, contei pro Zé Albano e voltamos ao Tozé no Hotel Mira Serra que, imediatamente, me reservou um apartamento no Hotel Alif, no Campo Pequeno, perto da Praça dos Touros, em Lisboa. No entanto, a simpatia e fidalguia dos amigos Malubarni e Miguel Teixeira Dias não falhou e, gentilmente, ofereceram pra prolongar minha estadia com eles. Gente fina é assim!



Malubarni e Miguel Teixeira Dias (Gente do coração)


Assim, os amigos Miguel e Malubarni me receberam de volta no sábado dia 30.07 e, no domingo, dia  31,07, fomos para a Espanha e, na semana de 01 a 04.08, foram inúmeros os passeios pelo Porto. A simpatia e a galhardia do casal sempre me encantou e, inclusive, visitamos Guimarães onde fiquei deslumbrado com o Paço dos Duques onde moravam os Bragança, reis e príncipes do Brasil e onde, hoje, existem quartos reservados para o presidente de Portugal e suas comitivas.


Os poetas Conceição Tomé e Pinhal Dias com o meu livro "Chupando caquis"
e o CD de Adélia Prado


No dia 04.08, Miguel me levou até o Alfa (trem bala) e voltei pra Lisboa e na Estação do Oriente, os simpáticos amigos Susana Custódio e Eugênio de Sá, com galhardia, levaram a minha mala e me conduziram até o Hotel Alif e, ali, para a minha surpresa, já aguardavam-me os poetas Pinhal Dias e Conceição Tomé (de Os confrades da poesia).



Uma visão da mala encantada no Hotel Alif, em Lisboa e o reflexo da minha
imagem no espelho, coisas da vida!


Assim, no dia 04.08.2011, guardei as malas no apartamento no Hotel Alif, Campo Pequeno, em Lisboa, perto da Praça dos Touros e, aliviado, saí com o simpático casal. Então, o simpaticíssimo casal Pinhal e Conceição e eu fomos almoçar e, depois, visitamos a Biblioteca Nacional em Lisboa onde tiramos retratos ao lado de foto de Saramago e a Praça dos Touros. Foi uma tarde encantada e, de noitinha, saí sozinho para curtir a bela praça, lembrando-me das aventuras dessa viagem encantada.




O poeta Edson no Paço dos Duques de Bragança em Guimarães


E, no dia 05.08, de manhã bem cedo, voltei ao Brasil e, no aeroporto, em Belo Horizonte, minha irmã Leopoldina acompanhada do esposo Katito (um amigo querido) me buscaram para Divinópolis. O tempo inteiro, depois do incidente que me impediu de ficar com a amiga Susana Custódio, lembrei-me do livro da amiga falecida Zélia Gattai: "Um chapéu para viagem" e, no meu caso, era o contrário: "Sem mala para a viagem". Imprevistos que, depois, nos fazem rir, porque rir e sorrir são os melhores remédios.


Meu sorriso para todos

Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, 07.08.2011


 
"Que a estrada se abra à nossa frente. 
 Que o vento sopre levemente às nossas costas.
Que o sol brilhe morno e suave em nossa face.
Que a chuva caia de mansinho em nossos campos...
E, até que nos encontremos de novo.
Que Deus nos guarde na palma de Suas mãos".

(versos selecionados por PInhal Dias)

 

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 07/08/2011
Reeditado em 12/08/2011
Código do texto: T3145205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.