"Fina Estampa", da Globo: escapamos da música do Caetano...

"Fina Estampa", da Globo: escapamos da interpretação do Caetano...

Quando anunciaram a nova novela das oito da Globo com o título de "fina Estampa", fiquei preocupado: será que íamos ter de tolerar mais uma música de Caetano Veloso numa trilha sonora de novela? E, ainda mais a mascada versão de "Fina Estampa" de Isabel "Chabuca" Granda (autora da célebre "La flor de canela")?

Alguns sites andaram anunciando que, a pedido do autor da novela, Aguinaldo Silva, o tema de abertura da novela seria mesmo a tal música, variando quanto a dizer que seria a versão interpretada pelo cantor brasileiro ou que se tratava de uma versão instrumental...

Pelo menos em minha casa, ninguém põe a mão no controle remoto na hora da novela das oito, a não ser minha esposa. Vai daí, que pensei: "A voz de Caetano todo noite, mandando ver "Fina estampa" - brrrrr!".

Mas, quando chegaram as chamadas da novela, o que tocava era um alegre samba, composto por Sombrinha e com o título idêntico ao da música de Granda. "Beleza!”', pensei. "Escapamos da lastimável interpretação de Caetano".

Mas (oh-oh, o "mas")...

...Quando a novela estreou, verifiquei que, em vez do samba das chamadas entrou a música "Recado", do chatonov do Gonzaguinha!

Que lástima: o Fagner encasquetou de não deixar o patrimônio musical de Gonzaguinha ser esquecido. Gravou, gravou e regravou, para mantê-lo ouvido. Aí, resolveram levar o negócio a sério.

Por isto, já estamos na segunda novela em que a trilha sonora é de música do cara - ele, e sua letra cheia correção política datada e aquela voz meio chorona e entediante.

Nem! Isso de "eu acredito/ é na força da rapaziada"... é canseira que já deu no saco, porque aquela rapaziada acredita hoje em coisa muito diferente...

Caetano Veloso é um grande e indiscutível cantor e compositor, de quem me considero fã e ouvinte atento. Mas, de vez em quando, ele abusa das liberalidades e respeito com a própria obra. É o caso da lamentável interpretação de "Fina Estampa".

E Gosto do Fagner também. Bom compositor, que também firmou-s como excelente cantor e interprete. Mas, ressalvo, é claro, as interpretações das músicas do Gonzaguinha, porque não tem que dê jeito naquelas chaturas...