MISS ANGOLA A MAIS BRASILEIRA DE TODAS

Homenagem a Patrícia (minha esposa), Simone e Denize, com as quais travei um bate papo que rendeu este texto.

MISS ANGOLA A MAIS BRASILEIRA DE TODAS

Este não é um texto de desagravo ao preconceito. Se é isso que você esperava, acho melhor não seguir nas linhas deste texto. Mas, pensando bem, não desista. Convido-o a prosseguir comigo na tese de que a Miss Angola é a mais brasileira das candidatas ao Miss Universo 2011.

Ao assistir ao início do concurso, posso dizer que nossa irmã de língua portuguesa me passou despercebida. Não conhecia previamente as candidatas. Na seleção inicial de dezesseis candidatas, a Miss Angola era a única negra presente. Poder-se-ia pensar àquela altura tratar-se de mera atitude politicamente correta do júri ou da organização do Concurso. Mas o que se viu nas etapas seguintes, foi a afirmação da Miss Angola como a melhor candidata a Miss Universo 2011. A começar pela prova de biquini que foi entendiante. As mulheres eram todas iguais. Nada lembrava nem de longe a beleza, por exemplo, da insuperável Natália Guimães. Antes que gritem que miss tem que ser magra, lembro rapidamente de que Gisele Bundchen é uma magra que tem corpo escultural. É preciso diferenciar uma mulher de uma prancha de surf, não apenas pelo fato da primeira possuir cabelos. Abaixo a anorexia e as mulheres-esqueleto - primeira vitória da Miss Angola.

Vencida a entendiante etapa de biquinis, veio o desfile com vestidos. Nunca pensei que iria assistir um concurso de miss e me ligar no desfile dos vestidos. Foi aí que Angolana, a mais brasileira das misses, conquistou o mundo. A platéia aplaudiu a entrada daquele conjunto de curvas em meio a tantas retas. Resguardas as devidas proporções, parecia a primeira obra de Niemayer na arquitetura. Leila sorriu de forma espontânea e bela, e para o espanto de muitos falava português - Ué? Quais são mesmos os países que falam portugues: moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, é isso Angola! Joga no google - Missologia também é cultura.

Assim, venceu a Miss Angola, mas venceram as curvas afro-brasileiras, venceu a mulher mais bonita do mundo, e não a negra mais bonita do mundo - beleza não tem nada a ver com a cor da pele. Venceu a mulher que poderia transitar pelas ruas do Rio de Janeiro ou Bahia ou qualquer capital brasileira e seria apontada como legítima brasileira. Por fim, ainda vi ainda hoje na TV que ela é torcedora do Flamengo. Apesar de não torcer pelo mesmo time dela, alguém tem dúvidas de que Leila Lopes era a candidata mais brasileira das mises?

Paulo de La Mancha
Enviado por Paulo de La Mancha em 14/09/2011
Reeditado em 15/09/2011
Código do texto: T3219859
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.