Crônica maluquinha de tudo

                    de Edson Gonçalves Ferreira
                   
para todos os poetas e poetisas e
                    leitores de O Recanto das Letras




         Sentado, na sacada do meu apê, vendo a tarde cair, levei um susto danado. Alguém agarrava minhas pernas e ria sem parar. Uma risada de criança saída ressoou e, depois, ouvi uma vozinha a dizer: _ Sou, poetinha, estava cansado de ficar no céu e desci para alegrar a sua vida.  Olhei e vi o Menino Jesus brincando com meus chinelos como se fossem aviões.




         Enquanto eu passava as mãos nos cabelos Dele, escutei um roçar de asas e, de repente, a Fada Sinhinho chegou acompanhada de Peter Pan, entrando pela janela da sacada, atrevidamente e Peter Pan disse: _ Viemos tomar chá com biscoito de pau-a-pique. Na horinha, a Lebre Maluca passou correndo a resmungar: _ Está na hora, está hora...


         Já meio tonto, porque eu não esperava visita e, principalmente, visita tão estranha, perguntei: _ Na hora de quê? E foi uma voz brava que escutei: _ Na hora de servir o chá, pois se demorar, vamos cortar a sua cabeça.  Era a Rainha de Copas e, então, alguém respondeu: _ Isso não é razoável. Era a doce voz do Pequeno Príncipe que já tinha chegado.


         Nesta altura, como dizem os portugueses, a minha casa era um frege só. Na sala, vi a Emília correndo atrás do Marquês de Rabicó e o Visconde de Sabugosa olhando. Sentados no sofá, Dom Quixote conversava com Sancho Pancha: _ O poeta não tem nenhuma Dorotéia! Irritado, respondi: _ Não tenho, mas moinhos não são dragões e sua Dorotéia não é nobre, meu senhor!




          Dom Quixote me olhou de soslaio e respondeu: _ Tem gente que olha e não vê. Fique pê da vida, pois eu vejo até demais e a confusão já estava tamanha que, irritado, não agüentei e expulsei todos lá de casa, gritando: _ Fora, fora, quero ver a novela das seis. E cai na gargalhada com a revoada dessa gentinha maluca.

 
Divinópolis, 21.09.2011




Caricatura do poeta Edson Gonçalves
Ferreira feita por Ziraldo
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 21/09/2011
Reeditado em 21/09/2011
Código do texto: T3232365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.