TÃO FÚTEIS, TÃO ÚTEIS

Tão fúteis, tão úteis

Quem ainda não perdeu uma noite de sono preocupado com a cor da tinta da parede da sala? Todos nós gastamos um tempo com essas bobagens que no fundo ajudam temperar a vida.

Ter uma tarde livre. Olhar vitrines, experimentar roupas mesmo sem comprar, mas desejar ardentemente aquele vestidinho simpático que parece ter sido feito especialmente para você.E sentar no sofá e ficar imaginando a mudança da posição dos móveis e dos enfeites.Ir com uma amiga a um shopping, ver um filme e passar a tarde tomando sorvete e comendo tudo o que a sua dieta não permite.

Chamar a vizinha e conversar sobre o sabão, a receita de bolo, o calor ou o frio.Adquirir qualquer coisa que queria tanto: uma bijuteria, uma blusinha e depois ficar experimentando e olhando toda hora e gostando, gostando. Plantar flores no jardim. Imaginá-las floridas, trocar a cortina do quarto.

E num dia em que lhe sobra algum dinheiro e vê na vitrine o xale dos seus sonhos ou a sandália de lacinho que ficará linda no seu pé e compra sem remorso, você traz para casa aquela felicidade paga, mas que faz um bem enorme.

É gostoso ser fútil de vez em quando. São pequeninas coisas que animam a vida.Chorar ao ver a novela, brigar com os personagens, ler as fofocas nas revistas, pesquisar moda e decoração e brindar os olhos com coisas bonitas.

Passar tantos minutos diante da vitrine de jóias a ponto de incomodar o segurança e olhar cada detalhe das peças e sentir que naquele momento todas elas são suas. Trocar as flores dos vasos, discutir com a costureira a reforma de uma roupa, contar quantos botões já brotaram das roseiras, ler repetidamente o cartão que lhe enviaram.

Passar o ano todo juntando um dinheirinho e depois reformar o banheiro, pintar a casa, mudar a porta de lugar, comprar um objeto qualquer ou trocar a mesa da cozinha. Custar dormir tentando resolver a cor do vestido que usará na festa para a qual acabou de ser convidada.

Vibrar com a perspectiva de uma viagem, bater papo com amigos pelo telefone ou Internet, ficar feliz porque o bolo cresceu, o jantar foi elogiado, alguém notou que você está mais elegante e que o creme para o cabelo funcionou.

Sair para caminhar e ficar observando os detalhes do caminho, falar mal de alguém nem que seja de nós mesmos, tomar uma taça de vinho numa noite estrelada e ouvir música clássica, reunir amigos e cantar ao som de um violão ou acompanhada pelo karaokê.

São pequeninas doses de felicidade, sem as quais a gente até viveria, são acessórios, coisas às vezes tão inoportunas, mas que deixam a alma em férias, o pensamento leve e a vida reativada pela força desses pequenos prazeres.Coisinhas insignificantes, concretas ou imaginadas que estimulam a força interior para as coisas mais sérias.

Saber dosar o árduo e o ameno, o difícil e o fácil demais, sonhar nos intervalos das batalhas,contar estrelas e reverenciar a lua cheia, toda orgulhosa do seu passeio pelo céu, aproveitar o momento, buscar nas coisas ingênuas algum motivo para ser feliz.

É o segredo da vida. Sentir uma alegria súbita quando se recorda de que a geladeira foi consertada, a máquina de levar não estava estragada e aquele copo de cristal não quebrou, mesmo tendo escorregado de suas mãos e o fogo foi apagado antes que o feijão queimasse.

Tudo isso ajuda na média geral que você faz com as lágrimas que tem de chorar, o perigo que espreita, o trabalho que não espera, a palavra que ameaça e fere, a injustiça que revolta.Eu, particularmente, vou continuar rindo feito louca do dia em que meus pés ficaram presos nas ventosas do tapete do banheiro, vou sentir uma ansiedade gostosa para ver o filme que eu tanto queria, do dia ensolarado justo quando resolvi lavar os tapetes, do manacá florido, de sentir prazer por uma asneirinha tola, de receber meus e-mails, de olhar o céu azul e imaginar coisas que podem nem acontecer.Mas aqui dentro de mim já começo a ser feliz por antecipação.

Maria Teoro Ângelo

Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 23/12/2006
Reeditado em 19/10/2013
Código do texto: T326397
Classificação de conteúdo: seguro