Crônica doce, quase açucarada
 
      
      de Edson Gonçalves Ferreira
     para todos os poetas e poetisas e
     leitores meninões (Semana da Criança)

 

        
         Ontem, meu telefone tocou e, ao atendê-lo, senti que um anjo entrava em minha casa. Na mesma hora, a Emília e o Pequeno Príncipe, que me visitavam, ficaram com raiva. Eles não admitem que eu deixe-os de lado para conversar com outra pessoa e, naquele momento, quando ouvi a voz do outro lado, me esqueci de tudo. Adivinhem quem era?... Era o Menino Jesus que, escapulindo do céu, veio me visitar e brincar, comemorando o Dia da Criança.
 


         Aí, a confusão começou. Emília, atrevida, enfrentou o Menino Deus e com as mãos na cintura, disse: _ Você é muito atrevido! Porque não me inventou. Deixou que eu fosse inventada pelo Monteiro Lobato e, assim, nem de carne sou! O Menino Deus, docemente, retrucou: _Como? Eu não te criei, se Monteiro Lobato foi iluminado por meu Pai e você, agora, é mais reconhecida que muito ser humano! Diante do exposto, Emília pediu desculpas ao Menino Jesus para meu espanto: _ A moleca tem um pingo de juizo! - E caí na risada.
 


        
          Neste momento, ouvi uma confusão e, mais que de repente, Peter Pan e a fada Sininho adentraram na sala. Sorri e, então, pensei: _ Vai ser difícil dar atenção para todos... _ Eu ouvi seus pensamentos! – Surpreso, olhei e vi a Rainha de Copas – Cortem a cabeça dele, cortem a cabeça dele, repetia. O Pequeno Príncipe, docemente, me defendeu: _ O poeta está se esforçando para dar atenção para todos, gente! _ Mas ele não nos ofereceu, até agora, sorvete! - Queixou-se a Alice, do País das Maravilhas que estava num cantinho, brincando de boneca.


 
         Quando eles começavam a ficar serenos, o telefone tocou e corri para atender. Era uma amiga que me ligava de longe, muito longe. A Rainha de Copas voltou a ficar enfurecida e gritou:_Fala, poeta maldito, quem está ligando para você! Bem, quem ligou foi uma anja que, agora, já deve ser arcanja. Ela mora aqui, no Brasil, mas mora pertinho da mulher mais poderosa do Brasil.


 
                 Aí, a Emília retrucou: _Quem é a mulher mais poderosa do Brasil, sou eu, poetinha de araque. _ Não, retruquei. Você é a mais assanhada. A mais poderosa é a Dilma que é tão mineira quanto o JK,  o incrível  mineiro que, queiram ou não queiram, foi um dos melhores presidentes destes Brasis. E, ao acabar de falar, tomei o Menino Jesus no colo e rodopiei com Ele que gargalhava sem parar e, em casa, a minha amiga Lúcia (Fernanda Araújo), ao saber da história, começou a dar cambalhotas no ar.
.



              Quando dei conta da situação, minha casa estava tomada, porque ali estavam:o Pequeno Príncipe, a Fada Sininho, o Marquês de Rabicó, o Peter Pan, o Pinóquio, a Lebre Maluca, a Rainha de Copas, O Visconde de Sabugosa, Alice e o Menino Deus que, em coro, gritavam: _ O meninão maior de todos é você, Poetinha Pardal! E rolavam no chão, dando gargalhadas. Eu, boquiaberto, contemplava a doce  bagunça  e liam o meu coração sempre menino.  Eles são atrevidos, não são?



Caricatura do poeta feita por Ziraldo
 

 
  Divinópolis, 10.10.2011
         
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 10/10/2011
Reeditado em 10/10/2011
Código do texto: T3268275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.