Eu respeito as ladeiras!

As passadas ficam mais curtas, a respiração acelera e torna-se ofegante rapidamente, os metros tornam-se mais longos e os segundos demoram a passar. Rapidamente, o coração revela o esforço e acelera o seu trabalho. Os adjetivos mudam com a inclinação do terreno. Esteja você subindo ou descendo. Definitivamente, eu respeito as ladeiras!

Corridas em subidas e descidas nunca fizeram parte regular do meu treino. Para correr bem nessas condições, é preciso ter boa base em terreno plano. Atualmente, me sinto qualificado para iniciar, gradativamente, nessa novidade. Aclives e declives representam um desgaste extra para articulações, tendões, ligamentos etc. Em resumo, potencializa-se o impacto sobre o aparelho locomotor, o meio de transporte e de diversão do corredor.

No último sábado, dia 20 de agosto, experimentei subir até a Mesa do Imperador, que fica um pouco depois da Vista Chinesa, referência mais conhecida dos cariocas. Não foi algo inédito, mas incomum para mim. Em poucas palavras, uma excelente experiência, que recomendo para os já iniciados no mundo das corridas. O trajeto é dominado por ciclistas. Os corredores são minoria absoluta, mais raros até que os skatistas de longboard. O ambiente é de grande cordialidade. A maioria se cumprimenta, entre um gesto quase imperceptível com a cabeça e um sonoro “bom dia!”, o que o fôlego permitir. Bicicletas de trilhas e de estrada levam ciclistas de todo tipo morro acima e abaixo. O policiamento ostensivo garantia a segurança, nesse local que guarda muitas histórias negativas.

Para o meu próximo desafio, a maratona de Buenos Aires, provavelmente será um treino único, sem maiores efeitos práticos. No meu próximo período de treinamento de base, no primeiro semestre de 2012, minha idéia é repetir um desses cada 15 dias ou uma vez ao mês. Neste sábado, a proposta era um treino de força. Não queria cometer exageros, então alternei corrida com generosos trechos de caminhada, sem culpa! Preciso adaptar meu corpo a essa nova condição de terreno, o que deve ser feito gradualmente. Tentei alternar subidas e descidas, percorrendo mais de uma vez alguns trechos. Água e bananas na mochila. É interessante comer em cartões postais, especialmente onde os Pedros imperiais realizavam banquetes especiais. Será que as relatadas mudanças na relação espaço-tempo permitiram algum tipo de viagem no tempo? Hahaha, deve ser efeito colateral do sobe-desce.... Afinal, acho que ladeira não é buraco negro!

www.arunning09.com