COMO O CRISTIANISMO PURO VIROU CRISTANDADE!

A palavra cristianismo origina-se da palavra Cristo, pois foi o próprio Jesus Cristo que fundou o Cristianismo no ano 29 E.C. ao escolher os seus doze apóstolos, as doze colunas da verdadeira Igreja, aqui não se refere a nenhum edifício material, mas sim a um edifício espiritual composto de pessoas vivas. Assim como a nação de Israel era composta pelas 12 tribos que se originaram com cada um dos doze filhos de Jacó ou Israel, assim o cristianismo estava assentado nos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e aprovados pelo Pai de Jesus, o Altíssimo Deus. Jesus tinha passado a noite anterior à escolha em oração, solicitando a orientação do Pai. Lucas 6:12-16 diz: Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus. Depois do amanhecer, chamou seus discípulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Assim como um edifício material tem uma pedra principal, pedra de ângulo ou pedra de esquina, o edifício que Jesus Cristo estava construindo também tinha tal pedra angular ou de esquina. Se as colunas eram os doze apóstolos a pedra principal teria de ser o próprio Cristo Jesus e é isso mesmo que dizem as Escrituras em Mateus 16:13-16 que nos diz: Tendo Jesus chegado às regiões de Cesaréia de Felipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

Responderam eles: Uns dizem que é João, o Batista; outros, Elias; outros, Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela; dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus. Então ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.

A principal igreja da cristandade , a igreja católica tem ensinado através dos séculos que aqui a tal pedra é o apóstolo Pedro, mas lembremo-no que Pedro já era um dos fundamentos da casa espiritual do cristianismo. Por um jogo das palavras Pedro e Pedra Jesus quis dizer que o apóstolo era Pedro, mas que Ele mesmo era "esta Pedra". Em Mateus 21:42-44 Jesus se refere a Ele mesmo como sendo a pedra angular que os líderes judeus rejeitaram. Mais tarde o apóstolo Paulo na sua carta aos Efésios, capitulo 2 e versículos 19-22 diz: Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Claro que o apóstolo Pedro teve um papel preponderante no Cristianismo pois recebeu de Jesus as chaves do Reino dos Céus. Após a ascensão de Jesus ao Céu ele tomou a dianteira na pregação do evangelho. Sabemos que durante o Pentecostes de 33 E.C. o Espírito foi derramado sobre os 120 discípulos reunidos em uma sala de sobrado em Jerusalém. Ao saírem falavam as línguas das pessoas presentes na festa, pois tais pessoas eram judeus e prosélitos circuncisos, que vieram de todo mundo conhecido daquele tempo. Aí Pedro fez um discurso explicando todas as coisas a respeito de Jesus provando pelas as Escrituras que ele era O Messias ou Cristo. Inclusive aquilo que eles estavam vendo e ouvindo era o resultado do derramamento do Espírito Santo, conforme profetizado pelo profeta Joel. Qual foi a reação dos ouvintes de Pedro? Atos 2:37-39: E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. Esta foi a primeira chave ou oportunidade para os circuncisos, Judeus e prosélitos, serem chamados e ungidos para fazerem parte do Reino dos Céus. Mais tarde os apóstolos souberam de samaritanos que já tinham sido batizados em nome de Jesus, estavam favoráveis à palavra a respeito de Jesus Cristo enviaram-lhe Pedro e João conforme Atos 8:14-17: Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os de Samaria haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. Esta foi a segunda chave, a oportunidade para os Samaritanos serem chamados e ungidos para fazerem parte do Reino dos Céus. Um dia Pedro estava em Jope, cerca de hora sexta. E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase, e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra, no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu. E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum e imundo ao que Deus purificou. Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu. Estando Pedro meditando ainda nesta visão, chegaram dois homens servos do Centurião Romano Cornélio que morava em Cesaréia, pedindo para Pedro os acompanhar à casa do seu Amo. Pois Cornélio, embora fosse Gentio, era um homem temente a Deus e tinha recebido a visita de um anjo dando instruções para que chamasse Pedro a fim de ouvir a Palavra a respeito do Cristo. Na casa de Cornélio, depois de Pedro fazer um discurso sobre tudo o que se passara com Jesus, ele usa a terceira chave ou seja a oportunidade para os Gentios serem chamados e ungidos para fazerem parte do reino dos Céus. (Leia Atos todo Capitulo 10) Como vimos as chaves do Reino dos Céus eram três: A oportunidade para Judeus e Prosélitos, Samaritanos e Gentios fazerem parte do Reino de Deus. Assim o Cristianismo se expandia e se desenvolvia. Em seguida Saulo de Tarso, ou seja Paulo foi escolhido pelo Cristo Glorificado como apóstolo às nações, alguns anos depois Paulo falou o seguinte: O evangelho tem sido pregado a toda a criação debaixo do céu.

O Cristianismo estava então já por todo o Império Romano, embora as autoridades romanas perseguiam torturavam e matavam os cristãos, sendo lançados às feras nas arenas romanas. Por vezes a perseguição era aliviada e eles então incrementavam ainda mais a pregação do evangelho!

Naquele tempo os ensinos principais do cristianismo eram:

1° - O Criador dos Céus e da Terra, cujo nome é Jeová (salmo 83:17,18.) e que Jesus na oração do Pai Nosso pedia para santificar, era o único Deus Verdadeiro. (João 17:3)

2° - Jesus Cristo era o Filho do Deus vivo como Pedro disse a Jesus no capitulo 16 de Mateus : Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Pedro sabia bem o que tinha ocorrido durante o batismo de Jesus conforme registrado em Lucas 3:21,22 que diz: Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu; e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se do céu esta voz: Tu és o meu Filho amado; em ti me comprazo.

Então Pedro sabia que o Pai do Céu tinha dito: Tu és o meu Filho e não: Este sou eu feito homem.

3° - O Espírito Santo não era uma pessoa. Então o que é realmente o Espírito Santo de Deus? É uma poderosa força que emana do Altíssimo para cumprir a Sua santa vontade.Par provar que é assim leia os seguintes textos:

Primeiro, Salmo 104:29,30: Esconde-se o teu rosto, ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó. Se envias o teu Espírito, são criados; e assim renovas a face da terra.

Assim para recriar as pessoas que morreram e para renovar a face da terra só a poderosa força divina, o Seu Espírito, poderá realizar tal coisa. Segundo, 2 Pedro 1:20,21: ...sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Para produzir as harmoniosas e poderosas Escrituras Sagradas, só uma força poderosa podia inspirar 40 homens diferentes que viveram em épocas diferentes e que escreveram em línguas diferentes. E ainda com tantos ataques que as Escrituras sofreram através dos tempos, elas chegaram intactas aos nossos dias. Só a poderosa força divina, o Seu Espírito Santo conseguiu realizar tal preservação das Escrituras.

Terceiro, Atos 4:31: E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.

Para fazer tremer o lugar onde estavam reunidos e impeli-los a anunciar o evangelho com intrepidez, Deus enviou Seu Espírito Santo, ou a sua força ativa.

Mas então porque se insiste tanto em dizer que o Espírito Santo é uma pessoa? Mais tarde responderemos a essa pergunta.

4° - Os cristãos não ensinavam a filosofia de Platão de que o homem tem uma alma imortal que se separa do corpo por ocasião da morte. Antes ensinavam que a única esperança para o homem em geral era a vida sem morte como diz em Apocalipse 21: 3-5 que diz: E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o Tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Segundo uma análise aprofundada das Escrituras existem duas esperanças de vida: Vida imortal no Céu para os membros da Verdadeira Igreja de Cristo e vida eterna na Terra para a maioria da humanidade obediente. Sendo a Ressurreição dos mortos um dos meios para conseguir isso. Jesus Cristo e os apóstolos realizaram algumas ressurreições durante o seu ministério!

Enquanto os apóstolos viveram, estes eram os ensinos principais do Cristianismo. Após o ano 100 E.C. com a morte do último apóstolo, João, conforme Jesus e Paulo profetizam, começaram a aparecer ensinos contrários às Escrituras e sorrateiramente o diabo começou a introduzir doutrinas falsas, filosofias e tradições nas congregações cristãs, começava a grande apostasia predita pelo próprio Jesus na célebre parábola do Trigo e do Joio (Mat. 13:24-30 e 36-40), depois por Paulo que escreveu em 1 Tim. 4:1 o seguinte: "Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentira".

Dois séculos mais tarde tal apostasia foi oficializada pelo imperador Constantino de Roma. Copio aqui o que o livro PORQUE NÃO SOU CRISTÃO DE IGREJA diz sobre isso:

"As doutrinas básicas das igrejas tais como: A Trindade, a Imortalidade da alma, o Inferno de fogo, o Batismo de crianças, Salvo uma vez salvo para sempre e tantas outras, NÃO são ensinadas na Bíblia. Muitos desses ensinos falsos já se encontravam nas religiões pagãs muito antes de Jesus vir à terra, tendo origem na antiga Babel nas planícies de Sinear. Tais ensinos junto com festas e costumes pagãos, foram adotados e santificados pela cristandade durante a grande apostasia, especialmente a partir do concílio de Nicéia em 325 da Era Cristã!".

"Para se implantarem tais doutrinas travaram-se guerras sangrentas e até se torceram certas passagens bíblicas e se fizeram acréscimos à Bíblia". - Veja Apocalipse 22:18, 19; 2 Pedro 3:15,16.

"Consideremos agora a doutrina pagã da Trindade. Em Roma no final do segundo e no início do terceiro E.C. os partidários de Atanásio lutavam contra os seguidores de Ário."

"- Por quê? - O primeiro ensinava que existem três pessoas divinas (O Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo cada um eterno e todo poderoso, não sendo nenhum menor ou maior que o outro, sendo cada um Deus, contudo não três Deuses, mas um só Deus)." "Ário ensinava o que diz a Bíblia: O Pai é o Deus Todo Poderoso, o Filho é inferior ao Pai e o Espírito Santo não é pessoa, mas sim a força divina."

"Tais lutas doutrinais transformaram-se em guerra aberta e foi necessário que o imperador Constantino, o Grande (que era pagão e não batizado) interviesse pessoalmente no próprio concílio de Nicéia de 325 E.C. Ali foi adotado o Credo Atanasiano como doutrina principal da igreja católica romana, desta forma promovendo Jesus a Deus. Coisa que Jesus nunca quis.(Filipenses2:5-11) E como sempre aqueles que defendiam a verdade bíblica, neste caso os Arianos, foram perseguidos, torturados e executados! Como vimos o Imperador romano que não era cristão batizado fundou a Igreja Católica e Apostólica Romana sobre a doutrina falsa e anti-bíblica da Santíssima Trindade. Segundo a história universal foi Constantino que crucificou Jesus, pois segundo a tradição na véspera de uma importante batalha, ele teve uma visão de uma cruz chamejante do céu e umas palavras em latim que diziam: Com este sinal vencerás.

Ele mandou os soldados pintarem cruzes nos escudos e obteve uma grande vitória.

No ano 33 da nossa era quando Jesus foi executado em Jerusalém, tinha sido pendurado num madeiro ou estaca conforme Atos 10: 38,39 que diz: ...concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele.Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

A este ressuscitou Deus ao terceiro dia e lhe concedeu que se manifestasse.

Mas nos evangelhos não lemos que Jesus morreu na cruz? Diz sim , mas é uma má tradução da palavra grega "Stauros" que quer dizer estaca de tortura e não cruz! A palavra grega "Xylon" quer dizer madeiro e "Stauros" estaca de tortura. Até ao tempo de Constantino o Cristianismo não ensinava que Jesus tinha sido morto em uma cruz.

Assim a partir de 325 da nossa era começou a chamada Cristandade o conjunto das religiões que se dizem cristãs. Alguns anos mais tarde a igreja romana foi dividida em duas: A igreja do ocidente (Católica) com a capital em Roma e a igreja do oriente (Ortodoxa) com a capital em Constantinopla.

Em 1517 Martinho Lutero, ex-bispo católico, rebelou-se contra o Papa e fundou a primeira igreja evangélica, a Luterana, em 1534 Henrique VIII da Inglaterra, rebelou-se contra Roma e fundou a igreja anglicana (episcopal). Em 1560 John Knox, ex-padre Católico fundou a igreja presbiteriana. Em 1580 Robert Brone, ex-clérigo anglicano fundou a igreja congregacional. Em 1611 John Smyth, ex-clérigo anglicano fundou a igreja batista. Em 1738 John Wesley , ex-clérigo anglicano fundou a igreja metodista.

Em 1830 nos Estados Unidos Joseph Smith, ex-pastor batista fundou o movimento mórmon. Em 1831 nos Estados Unidos um fazendeiro de nome William Miller fundou a igreja adventista. Em 1893 também nos Estados Unidos as 4 irmãs Fox fundaram o movimento espírita. Em 1914 vários ministros evangélicos, nos Estados Unidos criaram o movimento Pentecostal e as Assembléias de Deus. Tudo isso aconteceu porque se desviaram do verdadeiro Cristianismo. Veja o que Paulo falou em 1 Coríntios 1:10 que diz: Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos faleis de acordo, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e na mesma maneira de pensar.

Como vimos no histórico da cristandade as divisões e as dissensões foram moeda corrente desde a fundação dela e até aos nossos dias!

Todos os membros das igrejas da cristandade chamam a Jesus de Deus, mesmo os das igrejas evangélicas. O que é mais grave é que embora os evangélicos sejam contra os católicos, a doutrina de base é a mesma da igreja católica: a doutrina anti-bíblica da Santíssima Trindade! E embora o evangelismo condene a idolatria, algumas igrejas têm o culto de oração aos pés da cruz. Elas se defendem dizendo que a cruz não é um ídolo,

mas a cruz é um dos mais antigos símbolos pagãos, além disso como já vimos antes Jesus não morreu numa cruz, mas em uma estaca sem traves!

Entretanto o Cristianismo puro existe, e tem muitas pessoas sinceras e de coração inclinado à justiça que desejam verdadeiramente seguir o verdadeiro Cristianismo.

Para isso basta só estudarem as Escrituras e aplicarem na sua vida os ensinos delas. Que verdadeiramente são os ensinos do Altíssimo Deus e do seu amado Filho Jesus Cristo!