Sobre o Lula, o câncer e o nódulo da sociedade, vulgo SUS

Acho válido e necessário todo esse debate sobre o SUS, porém acho deselegante certos sentimentos por trás disso.

Deveria ser muito triste qualquer pessoa ter um diagnostico desses. 

Hoje uma paciente apareceu com um nódulo subcutâneo, as caracteristicas eram totalmente benigmas, mas era um "caroço" e se fosse câncer?? E as lágrimas vieram à tona.

Pacientes sempre que necessário são priorizados, mas ainda há muito mais gente do que horário disponível nos consultórios.

E ainda há muita gente procurando o atendimento no lugar errado por se acharem mais espertos ou por quererem um atestado, entupindo o pronto socorro de estupidez.

E às vezes há menos médicos e recursos por pura corrupção... Eu sei...

E você pode me falar que o SUS é uma porcaria. 

Do pouco que vi até agora, desde paciente até médica, digo que você está errado. O SUS, têm seus contrastes, principalmente regionais, desde o pior consultório no interior do Amapá, até o mais avançado centro de pesquisas em São Paulo. 

Mas o SUS é novo, tem uma filosofia bonita e é uma grande conquista, sua história deveria ser ensinada com mais afinco nas escolas, assim como educação em saúde e respeito ao próximo.

Assim como também deveria ser ensinado às pessoas terem consciência de que alguém em risco de morte merece tratamento prioritário e que mentir para ser atendido primeiro não é esperteza, é apenas vergonhoso e me dá nojo.

O SUS, não é perfeito, muito pelo contrário, mas é muito melhor do que já foi e muito melhor do que muitos outros sistemas de saúde de outros países e ainda dá acesso universal!!

Hoje atendi uma chinesa...

Qualquer pessoa pode ser atendida. Em certos lugares do mundo para se ter direito a PAGAR plano de saúde você tem que provar que não têm doença... (oi?)

Você me pergunta, mas o que o Lula tem de melhor do que o meu tio para não se tratar pelo SUS? Além de dinheiro, ele tem o direito à liberdade de escolher onde se tratar. O que pode ser um luxo em muitos lugares do globo.

E ainda te pergunto, vc acha que uma ficha do Lula ficaria mais de cinco minutos esperando pra ser atendida? Em qualquer fila que seja.

Isso não serve de lição à ninguém, além de desperdiçar a chance de outra pessoa realmente necessitada de atendimento urgente.

 E mais ainda te pergunto, o que voce acha que é diferente entre particular e SUS?

São os mesmos médicos, todos formados nas residências financiadas pelo MEC, pelo SUS, que às vezes continuam trabalhando nos dois lugares, e que usam seus conhecimentos , baseados nas pesquisas de ultima geração feitas no Hospital das Clínicas.

A grande diferença pra mim, é o luxo da acomodação.

 Sou uma grande critica do SUS, assim como do Lula, principalmente, ambos por suas falhas na corrupção, mas não vejo razão para o Lula se tratar pelo SUS, ainda mais como forma de castigo, que sadismo! Poxa é câncer e ninguém merece castigo maior que esse.

Agora, gostaria que ele sim, trabalhasse um mês no pronto socorro... Em qualquer um.

Jule Santos
Enviado por Jule Santos em 02/11/2011
Código do texto: T3312286