um toque de carinho

 
um-toque-de-amor.jpg
 
Sabe-se que o toque é fundamental para estreitar laços afetivos entre a mãe e o bebê.
 
Estudos e mais estudos comprovaram a sua eficácia e desenvolveram técnicas de massagens a fim de que tal estímulo, mais do que natural, se consolidasse em bases científicas e confiáveis. 
 
O natural perdeu a sua credibilidade. 
 
Na medida em que o bebê cresce o toque diminui, chegando, em muitos casos, a desaparecer totalmente da relação mãe filho.
 
Na esteira da vida, este bebê torna-se um adulto, cada vez mais distante daquela que tanto o estimulou através do tato, enquanto criança. Eis que o bebê torna-se alguém envelhecido, pele enrugada, cabelo branco, aparência nem sempre saudável, nem sempre atraente...uma flor emurchecida, quase sem perfume.
 
E o toque desaparece, totalmente!
 
Quando mais  necessita daquele toque que tanto recebeu na sua infância, mais lhe falta. 
 
E eu me pergunto: 
 
_ Não estariam aí as raízes da depressão, da psicose senil, das insônias e do mal de Alzheimer?
 
Quantas pesquisas foram feitas neste campo?
 
E volto a perguntar-me:
 
_ Não será a falta do toque carinho a etiologia dos distúrbios que acometem o ser humano?!
 
Vale a pena refletirmos, e refletirmos principalmente o quanto de carinho estamos dispensando aos que compartilham a vida conosco. Estamos sendo generosos (as) ou econômicos (as) ao tocarmos os nossos?
 
Toque! Não se intimide nem economize aquilo que poderá fazer alguém feliz, confiante na vida e no ser humano.
 
Economizemos sim, na amargura, no distanciamento, no descaso, na frieza, no desamor....
 
Esbanje o seu toque afetivo entre as crianças, jovens adultos e idosos , porque a energia que dispensarás a eles te retornará cada vez mais e bem mais sutil.
 
 
soninha
Sônia Maria Cidreira de Farias
Enviado por Sônia Maria Cidreira de Farias em 16/11/2011
Reeditado em 30/05/2014
Código do texto: T3340070
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.