Politica das bolinhas de gude.

Politica das bolinhas de gude.

Dias atraz em um restaurante, acompanhado de um amigo, com apetite e sentado á espera do almoço...Na espectativa do prato a ser servido, por momentos olhando para o horizonte lembrei-me de alguns bares, lanchonetes, restaurantes por onde passei...Me aprofundei no passado e lembrei- me novamente dos bolinhos de fuba do Bar do Dito Vená...ah que delicia.

Hoje talves pareça estranho falar em bolinhos e coisas do tipo, com tanta invasão dos xis e troca de valores...mas quando comiamos o tal bolinho, eu e alguns meninos amigos, era uma verdadeira "festa e ceia''...Apetite nao faltava, nas conversas havia palavras verdadeiras, sem derrubadas, sem truques a espera de mais uma jogada de bolinha de gude com regras definidas e cumpridas, mas as "ceias'' eram "democraticas", todos participavam e eram feitas com amor...E dizem que todo feito de amor e verdade, ficam melhor.

Lembro-me de outros bares e restaurantes...do cafezinho do Hotel Recreio na decada de 60, do chocolate no seminario, das coxinhas do bar do lega, do bar santana, os pasteis de minha mãe, pizzaria ouro fino, neste sou suspeito, da sfira do bar opera, bar do ponto, sorveteria Guarino, do pão com churrasco do Ananias na volta da escola Nene Pires do Rio.

Anos 70, do almoço no bar do sr Luisinho, do joão donald, pizzaria augusto, Bar do Nene, do Bosco, 769, a parmegiana do bar do Reinaldo.

Decadas de 80 e 90...Hoje em dia o bar do inexquecivel Ze Maria, do Ditão, restaurante do G, Valtão, Skina beer, Cavs, Casa do Salgado, Acalanto, Primus..e por ai vai...Por esses lugares e outros observei e vou observando e participando da historia no sentido de prestigiar e valorizar esses pontos de encontros "arcadias"´ onde muitos de nós conversavamos e misturavamos os pratos e os nossos ideais.

Sempre participo de reunioes, algumas interessantes e ate produtivas, onde são servidos croqueteis muito "chik"...Tantas coisas, gentes e pratos...Que confesso nem sei os nomes, mas no ultimo final de ano, participei de um jantar festivo...muita musica, muita gente boa, muita comida, sobremesas...lá tambem percebi o grande paradoxo entre o presente.

"das verdades dos meninos,

das bolinhas de gude

e dos bolinhos de fuba

do bar do Dito Vena!".

O amigo me chama e diz

- Acorda!...o almoço esta esfriando!.

A bolinha de gude quebrou.

Reinaldo Cabral
Enviado por Reinaldo Cabral em 07/01/2007
Código do texto: T339105