QUASE UMA LENDA

Estava tudo normal até o motor do carro não ligar. Girei a chave várias vezes e o motor só fazia um som parecido com TCHOK, TCHOK, TCHOK. Chamei, por telefone, um mecânico para me auxiliar.

Ele chegou de moto. E que moto! Era uma enorme motocicleta, com franjas de couro e bandeiras, no estilo Harley Davidson. Lembrava um integrante das “Hells Angels” perdido em frente ao portão. Pedi para o segurança abrir porque ele estava paralisado com a assustadora “figura” da máfia sobre rodas.

Ele entrou e parou a sua moto próximo ao meu carro. Confesso que tive vontade de subir na garupa e ir embora com ele diante do olhar dos vizinhos que se aboletavam nas janelas a espiar. Eu me tornaria uma lenda: a mulher que subiu na carona de uma Harley Davidson e nunca mais voltou. Mas me contive e parei ao lado do meu carro.

Ele tirou o capacete lentamente e, vários vizinhos se aproximaram rapidamente, para ver de perto as tatuagens, cicatrizes, piercings e brincos que esperavam encontrar naquele Hell Angel. Mas ao arrancar o capacete, tinha apenas uma cabeça de homem um tanto calva. Jamais me tornaria uma lenda na garupa daquele mecânico. Os vizinhos decepcionados voltaram aos seus postos de observação.

O mecânico não percebeu toda esta movimentação em torno de sua aparição em uma manhã que poderia fugir ao “lugar comum”. Dirigiu-se a mim e pediu que eu acionasse a alavanca que abre a tampa do motor. Ele olhou para a bateria e disse:

- Venceu! Acabou a validade.

Então eu falei:

-Mas que coisa! Eu não sabia que bateria tinha prazo de validade.

Timidamente ele esboçou um “meio” sorriso!! Depois que desisti de me tornar uma lenda, perdi o interesse pelo mecânico motoqueiro.

O mecânico pegou uma maletinha com um pequeno cabo e ligou na bateria. Ele pediu que eu acionasse a ignição e o carro funcionou. Surpreendente! Imaginei que iríamos empurrar e suar “em bicas” para fazer o carro pegar “no tranco”.

Fiquei pensando porque não recebemos um relatório de vencimentos de validade de cada peça do carro no momento da compra. Confiro e atualizo tantos relatórios no trabalho, que seria fácil controlar mais um.

Quase não percebi o mecânico retornar para a sua moto. Contive o ímpeto selvagem de subir na Harley Davidson e caminhei até ele para saber o valor do serviço prestado. Ele novamente sorriu enigmático e disse:

– Não custa nada! Eu estava próximo quando recebi o chamado. Pode ficar com o meu cartão.

– Peguei o cartão aturdida! O cavalheiro simplesmente ficou feliz com a minha eterna gratidão. Bem dizia a minha mãe, que todo homem gosta de ser cavalheiro. É preciso permitir que isto aconteça.

Agradeci ao mecânico e entrei no carro. Girei a chave e o motor rugiu. Liguei o rádio para relaxar. Imagine a música que tocava? A Lenda com Sandy e Junior. Achei graça! Quase me tornei uma lenda nesta insólita manhã.