VELHOS E MOÇOS

Meu avô paterno _ morto em 2000 _ tinha uma forma singular de interagir com seus netos nas horas de descontração; gostava de propor-lhes as mais inusitadas charadas:

“O que é o que é que as mulheres têm na frente, os homens têm atrás e as velhas não têm mais?” dizia ele em tom enigmático.

Deu para esquentar a cabeça, amigo leitor?

Após muitas tentativas frustradas de solucionar a questão o vovô Leque saia-se triunfante com essa resposta “é a letra M”.

Ao todo meu avô teve dez netos e conviveu com um bisneto.

Os netos mais velhos _ da qual eu faço parte _ ouviam-no com respeito e interesse. Os mais jovens entretanto, não demonstravam nem interesse, nem respeito pelas suas histórias e charadas e por vezes não conseguiam disfarçar o aborrecimento que as mesmas lhes causavam. Apesar de pouco reclamar eu percebia que essa falta de atenção deixava meu avô triste.

Infelizmente, de modo geral, os jovens de hoje não possuem paciência e humildade para ouvir os idosos e isso sem falar nos maus-tratos praticados contra os mesmos.

É uma pena que estejam agindo dessa forma, pois com isso deixam de aprender muito com aqueles que se não possuem mais o vigor da antiga mocidade, têm em contrapartida preciosas experiências de vida para oferecerem.

E aí, que tal uma adivinhação agora?