MULHERES

Neste mês de março vai ser comemorado mais uma vez o “Dia Internacional da Mulher”. Essa data histórica foi criada em homenagem às mulheres que perderam a vida na tragédia acontecida no dia 8 de março de 1857, em que aproximadamente 130 operárias de uma fábrica de tecidos situada na cidade americana de Nova Iorque morreram carbonizadas, vítimas de um ato totalmente desumano. Tudo aconteceu porque as tecelãs fizerem uma grande greve. Ocuparam a empresa e reivindicaram melhores condições de trabalho e equiparação salarial com os homens, haja vista que ganhavam muito menos do que eles e exigiam, também, um tratamento mais digno.

Diante de uma sociedade machista havia muito preconceito e elas eram obrigadas a cumprir a mesma jornada diária e o mesmo tipo de trabalho dos homens, recebendo apenas um terço do que eles recebiam.

Em repressão ao movimento grevista, as mulheres foram trancadas na fábrica, a qual foi incendiada no que resultou essa enorme tragédia.

Anos depois, em homenagem às heroínas que morreram por lutar por uma vida digna e sem preconceitos, muitos países reconheceram essa data para comemorar a valorização da mulher.

Mas, infelizmente, o que ainda acontece em muitos países devido à cultura e machismo, muitas mulheres sofrem, até o presente, preconceito, falta de liberdade e são submetidas às regras de um fundamentalismo feudal.

Mesmo nos países onde as mulheres obtiveram por mérito e às duras penas o merecido espaço pela inteligência e capacidade funcional, ainda encontram barreiras para suas conquistas profissionais e, muitas vezes, pelo mesmo trabalho recebem remuneração menor que os homens. Por quê?

Há ainda em alguns segmentos sociais o preconceito e o machismo, mas, ainda bem que já estão diminuindo, pois atualmente temos, pela primeira vez no nosso país, uma mulher ocupando o mais importante cargo na política brasileira, e outras que ocupam, da mesma forma, várias funções importantes tanto em atividades públicas como em outros setores.

Todavia, ainda vemos e ouvimos diariamente na mídia televisiva e jornais, e mesmo na cidade em que habitamos ou até próximo de nós, casos alarmantes de desrespeito e violência contra as mulheres. Mulheres violentadas ou mortas por motivos torpes, agredidas em suas próprias casas por quem era para zelar pela sua integridade física e moral, por homens que se acham donos de suas vidas e vontades, e acabam cometendo crimes passionais em nome de um amor ou paixão que, na verdade, são desamor e ódio, que destroem e deixam marcas profundas muitas vezes nos próprios filhos ou mães.

Para nossa alegria e felicidade existem, na maioria, homens bons, amáveis e companheiros que tratam as mulheres como elas realmente merecem. Homens que amam suas mães, irmãs e esposas e sabem o valor que é ter uma mulher de bem ao lado deles.

Por isso Deus, nosso Criador, escolheu uma mulher para ser mãe de seu filho Jesus. Ele com todo o seu poder poderia simplesmente colocar seu Filho Unigênito de outra forma neste mundo que foi por Ele criado. Então, a mulher foi consagrada e escolhida pelo Pai Celeste, pela importância que ela representa para o mundo em que vivemos.

Não somente no dia 8 de março, mas todos os dias alguém deve sempre se lembrar de que se não existissem as mulheres, o mundo teria “a graça” e a alegria que a beleza feminina lhe proporciona?

Que me perdoem os machões, mas eu sou muito feliz em ser mulher!

There Válio – 02-03-12