Fina Estampa

A Novela Fina Estampa chegou ao fim, cujos atores principais marcaram época, assim como Eva Vilma, Cristiane Torloni e Lilia Cabral. Essa última a quem eu conheci pessoalmente quando se elegeu, na década de 1980, e cumpriu com dignidade e presteza o mandato de vereadora na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Não se reelegeu para mais um mandato cujos motivos eu desconheço, imagino ter sido decisão pessoal voltada ao profissionalismo ao qual foi, é, e sempre será muitíssima competente.

Fora aquela década marcada pela transição democrática, quando os partidos políticos e o movimento sindical estavam em ascensão procurando encontrar um rumo para o Brasil, as reinvindicações trabalhistas eclodiam no país inteiro, a Cinelândia, no Rio de Janeiro e o Vale do Anhangabáu, em São Paulo eram os palcos principais dos grandes eventos em busca “Das Diretas Já”, a batalha foi árdua e depois de algum tempo conseguiram-se eleições diretas para todos os cargos no executivo nacional e naquele momento tanto o saudoso Francisco Milani bem como Lilia Cabral se tornaram pessoas importantes no referido processo. Quero dizer que não são só excelentes atores, mas também fantásticos na vida política nacional. Lilia é sem duvida liderança indiscutível.

O Autor de Fina Estampa foi muito feliz quando deu ao seu personagem o discurso de fechamento da novela, ali eu pude ver Lilia revitalizada no tempo com seu discurso simples, mas cheio de conteúdo quando diz: “... Estudem! O saber é uma benção, sejam honestos...”.

Obrigado, Aguinaldo Silva!

R J Cardoso
Enviado por R J Cardoso em 23/03/2012
Reeditado em 25/03/2012
Código do texto: T3572389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.