Os livros são como portas mágicas...

Quando tinha entre cinco e seis anos, de idade e estava aprendendo a ler, mesmo tendo muitos livros em casa, sempre que visitava minha tia e prima, depois de brincarmos no quintal, gostava de ir até a sala e ficar um tempo olhando para a estante de livros.

Então, tentava lembrar-me, qual seria a cor da capa do último livro, que havia lido, ou melhor, imaginar em parte, a história com as poucas figuras que os ilustravam, os desenhos não eram coloridos, mas eram muito bem feitos. Azul, amarelo, laranja, vermelho, verde... Àquelas capas de livros eram como portas mágicas que me levavam a um mundo de lindas e misteriosas histórias...

Viagens incentivadas pela imaginação e curiosidade, algumas eu não entendia muito bem, mas mesmo assim continuava à leitura, depois de escolher o livro. Tirava-o com cuidado da estante e sentava-me em uma poltrona de veludo vermelha, que ficava próxima a janela, e não sentia o tempo passar...

Mas ele passou, e li muitas histórias para os meus filhos, e sempre que posso leio para o meu neto, e sobrinhos.

Vanice Ferreira

-Hoje, 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem ao escritor Dinamarquês Hans Christian Andersen.