A Retomada

Retomar, ação de tomar de volta.

Tenho minhas dúvidas se retomar certas coisas é possível. Às vezes pode até dar certo, mas imagino que exige certos malabarismos.

Retomar amizade com aquele amigo que por algum motivo fez ou falou algo inadequado, para não dizer indesejado ou pior. Você, ou eu que vos escrevo, fica chateado e decide sumir, na vida real e virtual - não entra mais no MSN, exclui do Facebook. Pode-se ter a sorte de não morarem tão perto e isso ajuda muito. Mas depois uns seis meses ou mais sumido, ou como diz hoje "off-line", a pessoa aparece e você fica pensando se seria possível retomar a amizade. A pessoa não mudou, já você vive num outro contexto, fatalmente nós mudamos e ele, ou ela, continuam o mesmo. Não! Eu não quero aquelas conversas furadas, aqueles apelidos de outrora que já não agradavam muito, enfim exige malabarismo. Deixa quieto, retomar amizade é fria dependendo de quem você quer retomar a amizade, mesmo que a amizade tenha terminado sem qualquer motivo, apenas porque os caminhos tomaram rumos diferentes.

Retomar namoro? Complicado! Noivado? Nossa, nem quero sentir na pele o que deve ser isso. Casamento? Não tenho bibliografia para tal disciplina complexa. Nunca retomei namoro, mas vejo quem faz isso e nem sempre dá certo. Por observação percebo que a tolerância dos erros fica menor a cada retomada. A TPM delas parece que piora a cada retomada, elas podem dizer que os homens ficam mais relaxados, menos interessados no relacionamento. Então por que cargas d'água retomam o namoro? Acho que é mais fácil explicar a teoria das cordas do Stephen Hawking do que tentar entender um casal que retoma o namoro, noivado ou casamento que terminou por motivo X, Y ou Z. Encontrar o X da equação é tarefa difícil para PhD em Matemática Complexa.

Sem contar outras retomadas, como poder - no nosso país é bem típico. Prefeito que volta ao poder depois de anos, deputado, presidente que quer voltar. Fato é: quando volta é sempre diferente, afinal nada para no tempo. Eu, por exemplo, vou retomar a escrever contos e crônicas, pelo menos vou tentar, e com certeza será diferente, a começar por mim mesmo. Essa crônica que escrevo é um exemplo de retomada. Espero que seja para melhor, diferente dos casos que tenho visto por aí.

14/04/2012

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 14/04/2012
Código do texto: T3612030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.