POR QUE EXISTEM AS GUERRAS?

POR QUE EXISTEM AS GUERRAS?

Marcial Salaverry

Eis uma pergunta que nunca ninguem, jamais, em tempo algum, foi capaz de responder, apesar de que sempre se discutiu muito sobre a guerra, ou melhor, sobre as guerras, sem que se pudesse chegar a uma conclusão conclusiva sobre seus comos e porquês. Nunca se soube quais as reais causas. Ou seja, além da mais plausivel das hipóteses, ou seja, as guerras devem-se à imbecilidade humana.

Voltando na História do Mundo, é fácil chegar-se à conclusão de que em todas as guerras havidas, não se conseguirá analisar o real porque dela ter começado.

Antigamente, guerreava-se muito por questões religiosas, e as Cruzadas que o digam. Mas o fator religioso era mero subterfúgio. O real motivo sempre foi a ambição exacerbada de alguém, com o desejo de dominar outros povos , e talvez o mundo.

Houve muitos tiranos que assumiram abertamente que seu único desejo era submeter a seu jugo todos os povos. Seu sonho delirante era dominar o mundo. Esses pelo menos foram coerentes, assumiram perante a História que o real motivo que os levou à guerra, era assumir a liderança mundial sem restrições. Mesmo que apenas reinasse sobre ruínas. Mas seria ele o “Dono do Mundo”. Embora destruído, mas seria o “seu mundo”.

Agora esses mesmos motivos ficam ocultos sob a pretensa alegação de devolver a liberdade, ou de eliminar dissensões internas... Enfim, sob uma capa de magnanimidade, o mesmo velho e surrado motivo, que é simplesmente dominar. Sempre a desenfreada ambição do poder.

Sobre a guerra, recebi de L’Inconnu, uma mensagem bem adequada, principalmente analisando bem a realidade das guerras modernas:

"A guerra é um massacre entre gente que não se conhece, para proveito de pessoas que se conhecem, mas que não se massacram."

Uma grande verdade, pois os soldados que são enviados para o front, em sua maioria, não sabem o que estão fazendo lá. Apenas que precisam se defender de outros que vão tentar mata-los. Não sabem quem são seus inimigos. Apenas sabem que seus chefes disseram que eles precisam ser patriotas. E que lhes disseram que precisam ser heróis e morrer pela Pátria.

Esqueceram de acrescentar que o verdadeiro heroísmo seria viver pela Pátria, trabalhando pela Paz, mas isso não convem àqueles "que se conhecem, mas que não se massacram...".

E assim sendo, pode-se concluir que se guerreia por nada, simplesmente pelo prazer de matar...