* Comemoração do " DIA DAS MÃES " *

Na Igreja Metodista Episcopal da cidade de Grafton, Estado de West Virginia, nos Estados Unidos, existe uma placa que contém os seguintes dizeres: “A Igreja mãe do DIA DAS MÃES – Primeira celebração do DIA DAS MÃES, 10 de maio de 1908. Fundadora: Anna Jarvis, Ministro: Dr. H. C. HOVARD”.

Portanto, há mais de cem anos, foi pela primeira vez comemorado o DIA DAS MÃES. Esse dia foi idealizado pela professora norte-americana Miss Anna M. Jarvis. Foi escolhido o segundo domingo do mês de maio, o mês de Maria a “Mãe de Jesus Cristo, o filho de Deus”.

Em 1910 o governador de West Virginia, Sr. William E. Glassocock, decretou a primeira comemoração oficial da data. Quatro anos mais tarde, por sugestão do deputado HELFIN e do senador SHEPPARD, a data foi incluída entre as celebrações oficiais do calendário dos Estados Unidos. O decreto foi assinado pelo então presidente Woldrow Wilson.

A seguir o Canadá também adotou oficialmente o DIA DAS MÃES.

O Brasil foi a terceira nação do mundo a comemorar essa data. A primeira solenidade foi realizada em Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. No Rio de Janeiro o DIA DAS MÃES foi comemorado pela primeira vez em 1919; Em São Paulo em 1921.

Os dirigentes do II Congresso Internacional dirigiram-se ao então governo provisório solicitando a oficialização do DIA DAS MÃES. No dia 05 de maio de 1932, Getúlio Vargas promulgou o decreto n. 11.366, oficializando o DIA DAS MÃES, o segundo domingo de maio – em todo território nacional.

Em 1947, Dom Jayme de Barros Câmara determinou que o DIA DAS MÃES fosse incluído no calendário oficial da Igreja Católica. Em 1950 o Papa Pio XII ordenou que as igrejas do mundo todo comemorassem e festejem o DIA DAS MÃES.

No Rio, o DIA DAS MÃES tem alcançado grande brilhantismo graças a cooperação do Grupo de Colaboradores do Turismo que a partir de 1952 resolveu patrocinar a data, recebendo o apoio do sindicato dos Lojistas. A imprensa, o rádio e a televisão cooperaram de maneira decisiva para o brilhantismo cada vez maior dessa data tão terna e tão bela.

Hoje, a internet, as escolas, as propagandas de comercialização de produtos, anunciam e prestam homenagens carinhosas e apeladoras aos filhos, para que essa data não passe sem uma comemoração ou sem ganharem uma devida lembrança que é a oferta de um simbólico presente.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

Claudia Pinheiro
Enviado por Claudia Pinheiro em 06/05/2012
Código do texto: T3652964
Classificação de conteúdo: seguro