Uma crônica sensacional!

 

Era o que eu queria escrever para vocês hoje meus caros 23 fiéis leitores e demais de vez em quando.

 

Uma crônica dessas que entra em livro de colégio como exemplo literário. Ou uma dessas que consta em coletâneas tipo Cem Melhores Crônicas do Século. Uma crônica genial, maravilhosa, antológica, supimpa e expectorante (sei que não tem nada a ver, mas adoro a sonoridade desssa palavra).

 

Uma crônica sensacional acerta no tema e no estilo, pois o cronista está em grande forma. Ela será atemporal, mesmo a crônica sendo justamente o relato de um determinado cotidiano feito logo que ele acontece. Crônica é e sempre será um pão novo comprado pela manhã. Mas a crônica sensacional, mesmo contra sua natureza, permanece, não fica dura nem embolora.

 

Tema.. qualquer coisa, do interessante ao desinteressante, tipo perna de mulher e perna de barata. O bom cronista faz uma desinteressante perna de barata soar interessante como as pernas da Luiza Brunet, e as pernas desta soarem imortais, para além do tempo em que elas existiram em seu explendor.

 

Estilo... tem de ter humor, mesmo quando for escrita com raiva. Mesmo quando falar de morte. Leve, mesmo quando falar de elefantes. Escrita como se estivesse conversando numa mesa de barzinho com o leitor, num final de tarde de sexta, preparando-se para um bom final de semana. Uma crônica é um bate papo. Tese é para artigo, ensaio ou TCC.

 

Uma crônica sensacional o Luis Fernando Veríssimo leria com uma ponta de ciúme, perguntando: "quem é esse cara"? Arnaldo Jabor a mostraria para um amigo e Pedro Bial a citaria num BBB. Uma crônica sensacional inspiraria um episódio de série de TV. Uma escritora do Recanto a publicaria para comemorar seu texto de número 1000 publicado aqui. Você a leria até o fim com gosto de quero mais. Faria uma mulher sorrir.

 

Prometo que um dia ainda escrevo uma crônica sensacional para vocês, pois eu gosto muito de escrever crônica. Vontade é que não me falta. Adoro ser cronista amador. Viver é escrever crônica.

 

Tchau, estou publicando a esta hora da tarde porque estou gripado e o nariz escorre. Que nojo. Expectorante!

 

 

------------

 

 

Era isso pessoal. Toda sexta, final de tarde, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

 

[Acabei de ver que a (Simone Moreira) não vai mais escrever no RL. Fiquei triste.]

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 01/06/2012
Reeditado em 20/03/2022
Código do texto: T3700067
Classificação de conteúdo: seguro