Sinal Fechado

Sete horas da manhã, a cidade acordou nublada, o sol parecia estar ainda se aquecendo para levantar. Gardênia, assentada ainda a mesa, apressava os filhos, para terminarem logo o café, para não chegarem atrasados na escola. Porém os dois iam no ritmo do amanhecer, maçavam para terminar.

Lá pelas sete e vinte Gardênia , cansada de esperar pelos filhos foi para o carro e começou a se adiantar, saindo com o carro da garagem. De frente para a rua buzinou duas vezes chamando a atenção dos filhos, que desciam as escadarias correndo.

Com a seta ligada para a direita, o carro deu curso. Ao mesmo que ela dirigia conversava com os meninos chamando a atenção do filho mais velho, quanto a responsabilidade dele em ser o exemplo para a sua irmã.

Ainda no meio do caminho, começaram a conversar da viagem do tio Beto, do carro que ganhou a prima, do Jet ski do cunhado, da casa de campo, da joia que ela iria pedir ao marido,

Do iphone, do tablete, do computador, da herança da bisa...

Quando iam chegando frente ao último semáforo, no cruzamento em frente a escola do meninos, o sinal ficou verde, ou seja, oferecendo passagem a Gardênia, que no embalo do atraso levou o carro um pouquinho adiante. Nesse exato segundo, não se sabe de onde, um carro vermelho, em alta velocidade avançou o sinal. Por esses mesmos segundos, quem estava observando, quis se pronunciar, querendo avisar para ela não passar, mas Deus foi mais prudente e ela brecou o carro.

Não se sabe se foi por intuição ou por precaução da direção defensiva, mas ela brecou o carro.

Ficou mais ou menos uns quinze minutos estática. Só recobrou-se, quando o seu filho em desespero gritava para que ela fosse em perseguição do carro vermelho. Mas ela, mãe, sabiamente conduziu o veiculo a frente da escola e fez descer os garotos, que já estavam atrasados para as suas responsabilidades escolares.

Num segundo ela imaginou o que seria dela, se, em sua preferencia avançasse, se no atraso dos filhos avançasse. Começou o pós-trauma. Pensou no que aconteceria e lembrou de sua filha, do seu filho e do condutor do carro vermelho, que poderia ter feito, no transito, vitimas fatais. As lágrimas a acordaram para o dia e ela se reportou a tantas coisas, lembro da futilidade que conversava com os seus filhos, do que queria ganhar do marido e etc. Aquele momento foi de despertar, era como se ela estivesse morta em vida e tivesse uma nova oportunidade para viver.

Mais um pouco, olhando pelo para brisa do carro lembrou que o ser humano adquire um conhecimento, mas é tão arbitrário, tão egoísta, que esquece ou melhor, fica indiferente , deixa de lado, o direito dos outros, a lei, a ordem, se aplica a alguns nunca a ele próprio.

Ligou o motor do seu panjeiro e seguiu a luz de sua casa.