Mas porque cargas d'água passou a chover bem agora? Essa era uma das frases que a professora de música usava quando em aula o tempo mudava e vinham aqueles temporais de verão, com direito a banda musical de trovões poderosos, vento e granizo. Nós, alunos, sabíamos que mesmo que errássemos, os ouvidos bem apurados de D.Aninha não conseguiriam detectar direito e assim a turminha aproveitava para flautear, brincar, falar baixinho, pular notas e tudo que se aprouvesse no momento, principalmente porque ela se mostrava muito preocupada, ficava a todo momento olhando pela janela o tempo lá fora. A professora vinha de longe e talvez, entendi isso bem mais tarde, estivesse sempre preocupada com os temporais, pois além de atrapalhar um bocado as aulas, também a fazia demorar mais na estrada e seus filhos a esperavam em casa. Pergunto-me agora, depois de tanto tempo - porque cargas d'água lembrei-me disso agora?

A resposta veio rápida: também tive alunos que adoravam ver uma tempestade aproximando-se para desviar a minha atenção do que se fazia na classe e neste exato instante das lembranças  vejo o céu carregado de nuvens cinzas, creio que uma carga d'agua virá. O tempo pode passar, mas o "modus operandi" é sempre o mesmo. Criança é criança em qualquer época ou lugar e saudade de professora também.






Significado:
A expressão data de fins do século XIII, quando começaram as primeiras navegações portuguesas em águas do Atlântico norte. Região sujeita a súbitas tempestades, era freqüente que as naus se dirigissem às ilhas açorianas ou de Madeira, e acabassem chegando às costas marroquinas ou senegalesas. Daí a expressão significar "desconhecer como algo se passou".

Não sei por que cargas d'água fiquei aqui escrevendo isso, bem agora, quando precisava sair e um aguaceiro se aproxima tenebroso.


07/07/12                Foto:Marilda

Marilda Lavienrose
Enviado por Marilda Lavienrose em 07/07/2012
Reeditado em 16/08/2023
Código do texto: T3765392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.