A  POMBA BRANCA

Logo após o batismo de Jesus, o espírito de Deus desceu sobre ele na forma de uma pomba. Desde então, ela é associada ao Espírito Santo. A Bíblia não faz referência a cores, mas elas sempre são mostradas na cor branca, talvez por essa cor significar luz, pureza e paz.
A Pomba da Paz, imagem que significava a serenidade e que foi muito difundida nas guerras dos séculos XX trazia uma pomba branca com um ramo de oliveiras no bico. O ramo de oliveira representava a paz e a boa vontade.
Picasso eternizou a pomba branca também como símbolo da paz, numa série de gravuras que se tornaram famosas no mundo todo.
Outros artistas ajudaram a popularizá-las, utilizando-as em manifestos e tratados internacionais, como o Congresso da Paz de 1949 realizado em  Paris.
Diz a lenda que o diabo e as bruxas podem se transformar em qualquer pássaro, exceto numa pomba branca.
A imagem de uma pomba branca pousando e permanecendo por um bom tempo sobre o caixão de D. Eugenio Sales emocionou o Brasil. Eu particularmente me emocionei. Primeiro, sempre ouvi dizer que uma pessoa que morre dormindo, foi abençoada com uma morte especial, por ter sido na vida uma pessoa especial.
Presenciei em minha vida poucos casos de pessoas que morreram dessa forma.
Segundo porque, conhecedora da biografia desse grande homem, sei o quanto ele se dedicou as causas humanitárias.
O Espírito Santo materializando-se em forma de pomba na sua despedida, para mim foi apenas a constatação da grandeza de espírito daquele que nos deixou.
Seja para todos um exemplo essa grande figura pública que gravou seu nome na história da Igreja Católica Brasileira por uma atuação corajosa, destemida e em favor dos mais humildes.

By Angela Ramalho
Imagem Google
http://naosoupatriciamaissoupoeta.blogspot.com