A dura jornada de Joãozinho

Joãozinho é um garoto que vive voando. As vinte quatro horas do dia parecem insuficientes para tantas tarefas. As 06h00min horas da manhã já está de pé, pronto para seu primeiro compromisso, a escola. Põe seu uniforme, toma seu café rapidamente e sai voando para não perder a hora, afinal são quase dois quilômetros de casa até a escola. As 07h00min horas, já se encontra na sala de aula, cansado, porém, feliz. Gosta muito de estudar. A escola lhe garante uma vaga de futuro jogador famoso. Toca o sinal do meio dia e o menino sai voando para não atrasar para seu segundo compromisso do dia, cuidar do irmão mais novo enquanto sua mãe trabalha de diarista. As 16h00min, sua mãe chega e Joãozinho sai para mais um compromisso, aula de futebol na Associação do bairro. Joãozinho tem um sonho, quer ser um jogador de futebol, famoso. Sua mãe, na esperança de mudar de vida com o sucesso do filho, não deixa faltar um dia de aula na escolinha de futebol, esse compromisso é sagrado. Ele não se incomoda, adora jogar! Chega em casa cansado, todo estropiado dos tombos, mas feliz! Na mesa do jantar, sua mãe lhe faz algumas perguntas rotineiras e lhe chama para mais um compromisso, a lição de casa.

_ Como foi na escola? Obedeceu a professora?Fez todas as lições? Tem lição de casa? Depois de lavar os pratos do jantar vá fazer a tarefa! Não quero saber de reclamação da professora Matilde!

O Joãozinho responde a todas as perguntas balançando a cabeça no gesto afirmativo. Não pode perder tempo com conversas, os ponteiros do relógio correm e Joãozinho quer que sobre um tempinho para jogar no seu velho vídeo game, presente de sua madrinha de batismo. Joãozinho termina sua refeição, corre no banheiro, escova os dentes, corre na cozinha, lava a louça enquanto sua mãe assiste a seu programa diário. A mãe do menino diz estar no direito de descansar dos afazeres da casa, pois já dá “duro” na casa dos bacanas, como ela se refere aos patrões.

Joãozinho se desespera quando se dá conta do tempo. A lição de casa! Mais uma vez sai voando, dessa vez para seu pequeno quarto. Não cumprir com esse compromisso significa o pior castigo que pode lhe acontecer, perder a vaga na escolinha de futebol, exigência do clube e da sua estimável professora, ser um aluno aplicado, vigiado rigorosamente por sua mãe. Vai direto para os livros. A tarefa escolar é sobre animais invertebrados. Necessita de gravuras, cola, cartolina e tudo mais. Lembra que não comprou cartolina.

_ Maêêêê!! Tem uma cartolina em casa?

_ Não!!

Coitado do Joãozinho! O tempo está correndo. Ele precisa jogar vídeo game, relaxar um pouco, é seu único momento criança de verdade. Já é noite, o menino revira todas as gavetas à caça do tesouro, uma cartolina e figuras de animais invertebrados. Nada, além de uma barata morta. Joãozinho pega a barata e coloca num envelope e dá sua caçada por encerrada. Está muito cansado. Esquece a lição de casa. Liga a televisão, finalmente um “relex”. Começa esticar fio pra lá, pra cá... Chegou a hora de ligar seu "Atari", primeiro e único video game que ganhou. Engano! Logo sua mãe lhe chama:

_ Joãozinho! Fez a lição de casa? Encontrou a cartolina que precisava? Arrumou a bagunça do quarto? Toma conta do seu irmão que vou à igreja, não vou demorar!

Joãozinho responde a todas as perguntas com um único sim. Desliga a televisão e vai por o pequeno para dormir. “Quem sabe ele dorme rápido!” _ Pensa.

Bom, depois de um dia tumultuado como só esse do pequeno Joãozinho, não é de se estranhar que ele acaba dormindo primeiro que o irmão menor. Dormem como anjos!

No dia seguinte, logo cedo, Joãozinho tem a maior de todas as tarefas, enrolar a professora Matilde por não ter cumprido um de seus compromissos, a lição de casa.

_ João, trouxe a tarefa?

_ Sim professora!

_ Vamos, apresente!

_ Sim, claro!

Joãozinho vai à frente com o envelope na mão e de dentro tira uma barata segurando-a pelas antenas. Caos total. Em apenas cinco segundos nenhum aluno na classe. Debandada geral! A professora, assustadíssima, em cima de uma cadeira, chama pelos alunos, que a esta altura já estão todos no corredor da escola. Devido o susto, a professora não percebeu que de um jeito ou de outro, o menino cumpriu com a lição de casa.

Joãozinho, além de tomar um zero pela traquinagem, teve que sair voando para casa levando uma advertência e uma única certeza: seu dia tinha começara bastante tumultuado e com um sério risco de ser cancelado seu sonho de ser jogador. Chegar atrasado para o compromisso de cuidar do irmão naquele dia, só iria piorar sua situação. “Pernas pra que te quero?” “ Ufa! Ainda bem que amanhã é sábado!”_ Lembra.

Na mesa do jantar, único momento da família, sua mãe, depois de saber do ocorrido na escola, lhe passa as ordens para o sábado:

_ João!! Amanhã ficará de castigo o dia inteiro! Não tem brincadeira, não tem vídeo game e não tem televisão! Só sairá do castigo para a aula de catequese na igreja!!! Se perder sua vaga no futebol te “boto” para trabalhar "muleque"!