Superação

As barreiras que encontram não os impedem de seguir adiante. Preconceito, indiferença, exclusão, são os principais obstáculos que enfrentam em sua caminhada,mas não desanimam. A deficiência é o seu estigma, mas não os impede de fazer suas atividades usuais, como qualquer pessoa. O maior empecilho é o preconceito que a sociedade lhes impõe, não os deixando escolher o que são capazes de produzir, como tantos outros “normais” nesta nossa incoerente sociedade. Muitos homens e mulheres que tem algum tipo de deficiência, nos tem mostrado sua capacidade de superação, no trabalho, nos esportes, ou em outras áreas de atividades, que as pessoas ditas “perfeitas” ou que se julgam as “melhores”, não conseguem realizar com tanto empenho e perfeição. Por isso, para mudarmos o nosso comportamento em relação a essas pessoas que tem neste mundo os mesmos direitos e deveres como qualquer cidadão, e que merecem todo o nosso respeito e amor, devemos refletir sobre nossa conduta em relação a eles, e darmos o devido valor, o respeito e admiração pelas conquistas à custa de suor, sangue e lágrimas. A todo o momento temos exemplos dessa superação, haja vista, nas Paraolimpíadas, quantos conseguem mostrar sua capacidade em várias modalidades esportivas, conquistando muitas medalhas nas três categorias, ouro, prata e bronze. Mesmo sem ganhar medalhas já podem se considerar vencedores e merecem nosso carinho, atenção e aplausos, diante das dificuldades que enfrentam em diversas situações para chegarem a essa conquista. A sociedade num todo, deveria mudar o seu comportamento e procurar de alguma forma, por menor que seja, facilitar a vida destes seres tão especiais, na sua conduta em relação a eles, deixando de lado o “egoísmo e a indiferença”, substituindo estes sentimentos “negativos”, pelo amor e a fraternidade.

There Válio 02-09-2012