Confraternizemos

Confraternizar: Verbo regular, transitivo e intransitivo. Significado: Unir como irmãos. É agregador reunir amigos em nossa casa, poder ter aquelas conversas demoradas, sem ser por e-mail, redes sociais, celular ou na hora do almoço entre uma garfada e outra, com pressa de voltar ao trabalho.

Bom sentar para ver as fotos de nossa história que muitas vezes tem a história dos que ali estão ou não, mas falam da história que cada um sempre tem. Ali ao alcance das mãos, na gaveta do armário onde muitas vezes pegamos pra ver e falamos daquelas pessoas que não estão ali agora confabulando com a gente, revivendo através das imagens: acontecimentos, cabelos e estilos de roupas diferentes, pessoas que já não nos acompanham mais, as sempre estão conosco, objetos, letreiros, lugares que ficarão para trás, que se transformaram com o tempo ou que são exatamente iguais.

Colocar na mesa nossa melhor toalha, o melhor lençol na cama, comprar flores, servir coisas que são sua marca registrada ou o que você sabe ou procurou saber que aquelas pessoas gostam.

Registrar em fotos, filmagem ou apenas com os olhos e o coração novos momentos, novos sorrisos, novos amigos e velhos amigos, lembranças que amanhã estarão ali naquela gaveta e/ou nas gavetinhas de nossas memórias para ouvir e contar novas e velhas histórias.

Um jantar, um filminho, a retribuição do convite de um casal de amigos, um convite de amizade e bate-papo para um amigo ou uma turma. Na sala, varanda, sem ser dia de aniversário, marcado com vinte dias de antecedência, ou de última hora, deixando a boemia dos grandes centros e bares do momento, para estar entre amigos de verdade, por menos atrativo que isso possa parecer.

Mais que receber os amigos, temos a oportunidade nessas ocasiões de ler comportamentos, sentimentos, noções e dimensões de valores, de diversão e reconhecimento de que momentos assim fazem o corre-corre acelerado de nossas vidas parar por alguns instantes para observarmos os detalhes que as vezes deixamos de lado, objetivando fixamente nos mantermos em caminhos que nada são sem esses momentos e sentimentos.

Tina Bau Couto
Enviado por Tina Bau Couto em 25/09/2012
Reeditado em 25/09/2012
Código do texto: T3900397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.