AS FLORES E AS PESSOAS...

          Visitei certa vez um jardim. Não poderia dizer com segurança jardim, pois a variedade, mais lembrava irregular coleção de  plantas. Logo a frente, a  PALMEIRA elegante, erecta, a abanar seus enormes leques verdes, lembrando modelos franceses em seus trajes de gala. Contemplei a beleza da  ORQUÍDEA, com requintes de aristocracia. Mas por detrás de suas pétalas macias, parecia ver a moça vaidosa ostentando as mais belas toaletes na sociedade, a custa do sacrificio do pai ou do marido. Quem se empolga com a corola majestosa, não  nota as raizes cinzentas e crespadas que se apegam a pobre e triste galho.  A ROSA orgulhosa se desmancha em sorrisos, como se fossem beneficios, e me lembro das senhoras rechonchudas com uma placa de brilhantes ao peito, algo deselegantes, relembram uma rosa, dessas rosonas rechonchudas.  A PAPOULA de astes delgadas e pétalas finissimas, que a menor brisa toca o chão, caindo de lá e de cá, parece-me passar pela rua, nos requebros daquela mocinha de cintura fina e toda, toda melindrosa, que nos aniversários repuxa o dedo minímo ao aceitar um docinho e olha para todo mundo.

          Bem trigueira, bem moreninha e leve, a ESPORINHA parece estas meninas magrinhas e alegres que saltitam pelo passeio e pela vida, meio vulgares, mas adoráveis em sua vivacidade. A MARGARIDA de miolo amarelo e corola branca, retrata aquela senhora bondosa, mãos parecendo cansadas do trabalho caseiro, o olhar traduzindo uma bela  conduta de vida e, dominando tudo, um coração de ouro. A SAUDADE meio carijó de roxo e branco é o mesmo que ver estas  "senhoritas" que se negam a reconhecer a velhice, pensam que tingir o cabelo é retornar a juventude.

Pessoas e flores se assemelham e tencionasse recordar todas, seria um não mais  terminar.  Porém, só mais esta.  A um cantinho, folhas escuras ocultam alguma coisa.  Cheguemos até elas. Sentiremos um perfume leve. Procuremos então, a flor misteriosa que o exala.  Veremos fresca e linda VIOLETA que se revela.  Em nossa vida nem sempre encontramos esta VIOLETA que se revela pela expansão discreta de sua personalidade. Desta pessoa que não procura impor sua opinião nas discussões, mas sorrateiramente conquista pelo exemplo, embora a julgemos abafada pela exuberancia das vizinhas. É  uma felicidade, quando  em nosso  rol de amizades  contamos com esta VIOLETA roxinha de amor de Deus e de amor ao próximo, virtuosa e discreta.