EDSON05.10.2012
           e-mail: edsongf@faced.br
 
 
 
Eneida Daldegan, Rosana Sara do Amaral Dias, Edson Gonçalves Ferreira, Cléria Pereira de Almeida e José de Almeida no jantar Caldo & Poesia III
 
Calor
 
Com o calor que está fazendo, conversamos com várias pessoas ligadas ao meio ambiente. Todos garantem que isso é um reflexo da nossa ação insana contra a Natureza. Até aqui, em Divinópolis, a extinção dos pulmões verdes, esquecimento da lei de uso e ocupação do solo fazem com que o efeito estufa chegue a impedir a formação de nuvens e, em contrapartida, ar rarefeito e ausência de chuvas!
 
Terreno
 
Falando nisso, todo mundo silenciou sobre o terreno dos franciscanos. Ali não cabe shopping e tampouco prédios baixos ou  altos. A nosso ver, ali seria um local ideal para a sede própria da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, com imensos jardins por todos os lados. Com um detalhe, com uma grande guarita para vigiar o espaço e, à noite, fechamento dos jardins, tipo Parque Municipal de Belo Horizonte.
 
Praças
 
Outro dia, ficamos felizes, pois ao passar pela ponte do Niterói, surpreendemo-nos com um show de rock and roll na pracinha ao lado que estava bem iluminada e muito concorrida. Acreditamos que com ações como essas: promoções de shows, eventos, o espaço seja revitalizado e ganhe mesmo ares democráticos como diz a música “A Praça Castro Alves é do povo, como o céu é do avião”. Nossas praças precisam ser mais bem cuidadas e já falamos que parceria com floriculturas funciona, pois já fizemos isso aqui, em Divinópolis.
 
Variadíssimas
 
*** O músico Carlos Ferreira tem, todas as manhãs de domingo, ilustrado o nosso dia com seu teclado fantástico. Os vizinhos agradecem as belas músicas. Um show. *** O casal Leonardo, filho de Anderson e Tânia Gonçalves Silva,  e Ana Tereza (Hailton e Célia Ferreira Gonçalves) com casamento marcado para o dia 10.11, às 20 h, na Igreja de São Expedito, no bairro Capitão Silva, Rua Antônio Amaral, 461. Desejamo-lhes felicidades. *** O músico Marcio Lomiranda, depois de uma postagem nossa do retrato do soprano Denise Gonzaga, como a Voz de Divinópolis, quer conhecer o trabalho da bela diva. Respondemos que ele está perdendo, há tempos. Abração para os dois.
 
Gregoriano
 
Até hoje, nos perguntamos o porquê a Igreja Católica, no caso, a Catedral do Divino Espírito Santo, não estabelece uma missa em gregoriano, por mês. Agora, com aquelas musiquetas que são executadas, não há como meditar mesmo. Assim, como sabemos que existem padres que cantam e bem gregoriano, que, uma vez por mês, seja realizada uma missa cantada em gregoriano na Catedral. Seria uma forma de cativar mais fiéis, com certeza.
 
 
Daqui e de lá
 
*** Dia 28.09.2012, Rosana Sara do Amaral Dias abriu sua casa para oferecer um jantar para a turma do Caldo & Poesia III e, ali, compareceram: Eneida Daldegan, José e Cléria Pereira de Almeida.
 
*** Bem como:  Daniele Pereira do Amaral Silva Dias e Rodrigo Alberto Costa e Silva, recém-chegados da Europa, Túlio Pereira do Amaral Silva  Dias, Lucas Marçal Fonseca (USA), Edson Gonçalves Ferreira e Túlio Araújo Ribeiro.
 
*** Foi uma noite gloriosa, porque além do bate-papo que se estendeu até altas horas, as mãos de fada da anfitriã fizeram a cabeça, literalmente, dos convivas. Um jantar soberbo. Parabéns, Rosana Sara.
 
*** A poetisa Maria de Fátima Batista Quadros evidenciando com a Confraria Brasil Portugal que, periodicamente, se reúne na Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago.
 
*** Márcia Aparecida Cecílio e Cidah Viana, tomam posse, dia 15, às 19h30min, como acadêmicas honorárias da Academia Divinopolitana de Letras. Salve, salve.
 
*** Nossa fisioterapeuta Larissa Alves Teixeira (leia-se Forma) está sempre nos rejuvenescendo, com auxílio de sua assistente Marli com tratamentos especialíssimos. É bom você conferir.
 
*** Nossa amiga Elba Maria Noronha Costa Borges é aniversariante ilustre do próximo dia 10. Nosso abraço.
 
*** Antônio Carlos Silva, o Toninho da Escala Turismo, aniversariou dia 30 e passou a magna data na Europa. Chic no último!
 
*** Ganhamos de presente, ao autor Fernando Camilo, o Durok, o livro de sua autoria “A secular terra do Divino: Divinópolis – História e Memória” que, na próxima coluna, comentaremos.
 
 
Alfinete
 
E a lagoa da Sidil, senhoras e senhores?
 
 
Ponto final
 
*** Conheça o Bazar da Vovó que funciona nas Obras da Diocese, na Rua Vicente Ferreira Valério, atrás da Catedral.
 
*** Confira, na Biblioteca Pública Municipal Ataliba, a exposição “Dom Quixote de La Mancha – 400 anos”, aberta até dia 31.
 
*** Veja, todos os domingos, a Feira de Artesanato na Pracinha do Santuário.
edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 05/10/2012
Código do texto: T3917433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.