PELO BURACO DA FECHADURA

Quem que nunca olhou pelo buraco da fechadura? Quem? Que atire a primeira pedra. Há certas coisas que não contamos, mas outras, contamos depois de certo tempo – ainda mais quando se tem uma coceirinha na língua.

Quando resolvi escrever sobre este assunto pensei em algumas coisas, entre elas uma martelou-me um pouco mais: o que irão pensar de mim? Pensei mais alguns minutos e concluí que, na idade que estou – que não devo mais satisfação para ninguém, que pensem o que quiserem de mim.

Os fatos já estão distante no tempo – era eu um adolescente. Sempre penso em ser um eterno adolescente (pelo menos no espírito), mas a idade chega – e com ela as dores. E estas, tanto carnais, como espirituais – estas últimas (principalmente) de não ter realizado tudo que imaginava.

E muitas coisas se ficaram apenas pelo olhar através do buraco da fechadura. Pior que nem todas as fechaduras são possíveis de olhar – alguns assuntos, também, ficarão perdidos para sempre no tempo. Outras fechaduras são mais abertas e é possível de ver muitas coisas que ficaram por serem realizadas.

No plano material há muitos olhares pelo buraco da fechadura, ou seja, quem nunca tentou olhar o que o outro estava fazendo do outro lado da porta? Eu, por exemplo, tive uma criação muito fechada – de pouca conversa, de muita educação (hoje que sou este cachorrão!) – e por ter este tipo de criação poucas vezes cometi este delito (creio que deveria ter cometido mais vezes!).

Lembro-me que certa vez estava na casa de minha primeira namorada e ela pediu-me para aguardar que ia tomar um ‘rápido’ banho. Estava sentado numa cadeira de fios de nylon, na área do fundo da casa, e lá permaneci – mas não por muito tempo. A água do chuveiro não parava de cair – e eu de frente para a porta (fechada). Olhei para os lados: ninguém por perto. Levantei-me calmamente e espiei pelo buraco da fechadura. My God! Aquela pequena me levou à loucura! Silenciosamente voltei para a cadeira e, ao sentar, esta escorregou um pouco fazendo barulho. Ela, ao sair, olhou-me firmemente nos meus olhos e simplesmente disse: “Eu vi!” – não disse nada, e mentalmente disse: ‘Eu também vi!’ – o tempo passou, tomamos liberdade um com o outro e certa vez o assunto entrou em pauta.

No plano espiritual o olhar pela fechadura pode levar a muitos caminhos – ou, também, pode levá-lo a rever os vários caminhos tomados. Outro dia li – não me lembro onde, os seguintes dizeres: o vidro do carro frontal é enorme (para se ver melhor o caminho), mas o vidro que dá acesso ao traseiro (retrovisor) é pequeno – pois devemos estar atento ao que se passou, mas bem aberto ao que há de vir.

Pensando em tudo isso, não se pode deixar a vida passar pelo buraco da fechadura – ou ainda melhor, muito menos ficar olhando a vida passar pelo buraco da fechadura, pois ela nos cobrará – e, possivelmente, com juros exorbitantes que não conseguiremos saldar o nosso compromisso perante a sociedade – que, por sinal, nos aflige, e muito!

28/10/2012

www.aracatubaeregiao.com.br

Prof Pece
Enviado por Prof Pece em 05/11/2012
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T3969406
Classificação de conteúdo: seguro