Trocando em miudos

Ganhei de presente um livro onde o nome do autor era, no mínimo, o dobro de tamanho do titulo. Parando para refletir podemos perceber que neste caso a supervalorização do comercial é eminente. Entretanto estamos em meio a uma população que deixa evidente uma valorização por quem está escrevendo e não pelo que está escrito. Há alguns dias comprei um livro que o titulo era “MOTIVAÇÃO”, não conhecia o autor,mas sabia que o trabalho era de âmbito pedagógico e com o titulo atrativo me fez pagar mais caro do que em um livro de Veríssimo. Mas até onde estamos dispostos a valorizar o novo escritor?

Temos três tipos de leitores no Brasil:

1 – os que leem compulsivamente: são pessoas, que como eu, leem de tudo. Como: jornais, artigos científicos, bulas de remédios, enfim, qualquer coisa.

2 – Os que leem o que a mídia imputa: não desvalorizemos os autores de renome,onde o nome vende mais do que o próprio titulo da obra. Autores como : Augusto Cury são sensacionais,entretanto nem tudo ou o todo é perfeito,então saibamos julgar. Veríssimo é espetacular,mas a conclusão desta teoria virá no último parágrafo.

3 – os que não leem.

Um pais onde o investimento em cultura significa 0,5% do orçamento deve repensar seus conceitos. Hoje a maior parte das pessoas interessa-se apenas pelo que a mídia lhes imputa de maneira massiva. Até quando os brasileiros terão olhos apenas para o que a Globo lhes mandam ler? Quanto mais conhecimento nos é dado mais revoluções faremos (a França que o diga). Não é interessante para o governo termos uma educação privilegiada, enquanto no Japão escola particular é para os pobres aqui no Brasil ter uma escola de primeira é de quem se dispõe de um grande poder aquisitivo.

Passemos a valorizar o escritor novo. Passemos a ler o titulo ou até mesmo o resumo antes de comprar um livro. Valorizar o escritor conceituado é importante,mas fazer novos escritores a cada dia é essencial. Não deixemos a rede Globo ou o Jô Soares ditarem o que devemos ler. Paulo Coelho é bom para muitos,mas quem conhece Leandro Silva? Maicon Longo? Só nossos amigos?

Seja amigo da leitura e, principalmente incentivem o escritor novo.