A vida é como uma avenida ou rua de mão-dupla, muitas vezes, não é proibida a ultrapassagem, observe a sinalização das faixas. 

Ultrapasse somente quando estiver seguro. Se seu veículo estiver vazio, tudo bem, a responsabilidade é somente sua sobre os atos, mas e os outros que poderão ser atingindos e não estão lhe acompanhando? 

Muitas ou algumas das pessoas que estejam dirigindo com prudência e nada tenham a ver com você, poderão ser atingidas em caso de insucesso... E caso seu o veículo, esteja cheio ou com mais de uma pessoa , a responsabilidade continua sendo sua e a consequência de uma imprudência, ou seja, atos mal-sucedidos, poderá gerar consequências desastrosas, com cicatrizes ou imobilização para o resto da vida, para você ou para os outros. 

Certifique-se de que todos estão com cintos de segurança e de que dará certo a ultrapassagem. Estas observações, supondo que você está sóbrio ao dirigir, caso contrário não deveria estar dirigindo.

Respondendo metaforicamente a uma pergunta de um leitor. Prudência e atenção quando se envolve pessoas sob sua direção ou não. Você pode mudar o destino das pessoas, para pior, se agir irresponsavelmente. Se ligue e seja feliz na ultrapassagem ou não na estrada da vida.