Imagens do Google - pt.dreamstime.com

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM


                 
Existe uma frase muito linda que diz: “O trabalho dignifica o homem”. Não sei quem é o autor, mas este foi muito feliz ao escrever essa maravilha que ficou registrada para as gerações que vieram depois dele. Trabalhar nunca fez mal a ninguém. Pelo contrário, sempre fez, faz e fará bem ao homem (ser humano).

            Diz a história bíblica que o Criador disse ao primeiro homem da face da Terra: “Do trabalho das tuas mãos comerás”. Poderíamos dizer que do trabalho das nossas mãos também nos vestimos. Não existe coisa pior na vida do que ficar sem fazer nada. O grande Martinho Lutero já disse que: “Mente vazia é oficina do diabo”. Se não tem nada o que fazer, os pensamentos são ocupados por coisas fúteis. Temos visto e ouvido nos noticiários sobre ladrões, facínoras que foram presos e confessaram que estavam há meses planejando o assalto. Se esses vagabundos tivessem ocupados suas mentes com coisas boas e fazendo algum tipo de atividade, não teriam praticados tal delito.

            Há outro jargão popular que eu concordo em parte, que diz: “Todo o trabalho é digno”. Pra que esse pensamento seja completo, teria que acrescentar a palavra “lícito”. Porque o trabalho para ser digno, tem que ser lícito, que não prejudique ninguém. Não seja prejudicial às pessoas e nem para o Estado. A partir do momento que direta ou indiretamente causar prejuízo a outrem, deixa de ser digno. Apenas alguns exemplos: seriam as vendas de drogas e entorpecentes, aqueles que trabalham no jogo do bicho, segurança de cativeiros de sequestrados e muitos outros.

            Trabalhar honestamente dignifica o ser humano, sim. Se formos ver a trajetória de quase todos os que tiveram sucessos na vida, vemos que esses heróis trabalharam e muito. Os homens que mais prosperaram iam dormir uma hora mais tarde e levantavam uma hora mais cedo. Trabalhar e estudar com empenho é o segredo do crescimento e realização pessoal e profissional. Faz bem para o corpo, para a alma e para o bolso.

(Christiano Nunes)